A famosa galinhada de Alex Atala

A famosa galinhada de Alex Atala

Foto/divulgação

Na noite de sábado (05), durante a Virada Cultural de São Paulo, a quantidade de porções de galinhada preparada pelo renomado chef Alex Atala não deu para todo mundo e gerou uma verdadeira confusão. Eram 500 porções para satisfazer cerca de 5000 pessoas.

Chateado, o chef conversou com o jornal "Folha de S. Paulo" na noite de domingo (06). Segundo ele, não há um culpado em especial, mas faltou organização. "Não tinha água, não tinha como esquentar a comida, não tinha gás, não tinha panela, não tinha nada. Não saio de casa para fazer bobagem, fiquei triste. Foi uma sequência de erros", lamentou. "A essa altura não quero jogar culpa em cima de ninguém. Tenho a consciência limpa de que a minha parte eu fiz."

Mesmo com o erro, Alex pensa que a ideia de servir comida não deve ser descartada do evento nos próximos anos. "Comida é cultura, tem de estar presente. Sou favorável a continuar e a aprender com os nossos erros. O que me magoa são pessoas que torcem contra a gente. O governo não nos ajuda. Se a prefeitura e a Polícia Militar se engajarem, acho incrível para cidade", defende.

E depois da confusão, o fato é que muita gente ficou curiosa para saber o resultado. Se você foi até lá e não conseguiu ou até nem foi, por que não fazer em casa? confira a receita:

Ingredientes:

1 galinha caipira

5 dentes de alho

2 cebolas médias

4 tomates

1 pimenta-de-cheiro

50g de salsinha

10 folhas de hortelã

50g de manjericão

100g de coentro

1 folha de louro

50g de colorau

Sal, pimenta e óleo de canola a gosto

70g de farinha de mandioca

Modo de preparo da galinha:

Corte a galinha em pedaços pequenos e pique os temperos. Misture os pedaços da galinha aos temperos e deixe marinando por 24 horas.

Numa panela grande com fundo grosso, refogue a galinha e cubra com água. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 3 horas. Se preciso, complete a panela com um pouco de água.

Modo de preparo do pirão:

Reserve 400ml do caldo do cozimento da galinha e misture com 70g de farinha de mandioca. Cozinhe até engrossar.

Ingredientes para o arroz:

100g de arroz

200 ml de água

1 cebola pequena

Óleo de canola e sal a gosto

Modo de preparo:

Lave o arroz em água corrente, coloque a água para ferver e pique a cebola. Em uma panela, refogue a cebola com um pouco de óleo. Despeje o arroz na panela, mexa e acerte o sal. Acrescente a água pré-aquecida. Cozinhe com a panela tampada em fogo brando.

Ingredientes para o quiabo:

500g de quiabo

½ cebola média

100ml do caldo de cozimento da galinha

Óleo de canola, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Lave o quiabo, corte as pontas e depois ao meio. Em uma panela, refogue a cebola com um pouco de óleo, acrescente o quiabo e salteie. Acrescente o caldo da galinha e cozinhe ate o quiabo murchar um pouco. Depois acerte o sal e a pimenta.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: nova cozinha sabor galinhada alex atala