A diferença entre buttercream e buttermilk

Buttercream X Buttermilk

Foto - seriouseats/cookingclassy

Já ouviu falar de buttercream e buttermilk? Não? Talvez em alguma receita americana de bolo São ingredientes comuns nos doces dos EUA, mas poucos conhecidos no Brasil. Veja como fazer cada um e para quê servem:

Buttercream

O buttercream (traduzindo do inglês, creme de manteiga) é uma cobertura de bolo ou cupcake, típica americana, que é feita à base de manteiga. É cremoso, mas tem uma consistência firme - por isso é ideal para receitas de doces. A clássica receita é a de baunilha. Veja como fazer:

Ingredientes

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- 45 ml de leite

- 100 g de manteiga sem sal amolecida

- 250 g de açúcar de confeiteiro

Como fazer:

Pegue 125 g açúcar, a manteiga, o leite e a baunilha e bata os ingredientes em um recipiente, por 3 minutos - ou até a receita ficar com uma consistência homogênea. Feito isso, acrescente o restante do açúcar na massa e, continue batendo a consistência. Faça os movimentos por mais 3 minutos até chegar na consistência de um glacê. Caso a mistura não atinja o formato ideal, acrescente mais 50 g de açúcar e assim por diante.

Buttermilk

Já o buttermilk é a sobra da produção da manteiga. Tem consistência cremosa, boa para quem tem problemas digestivos ou para amenizar os efeitos do glúten. O gosto é mais ácido e é muito usado nos EUA para receitas de bolos e pães e deixam as massas fofas e mais apetitosas. Como é difícil encontrar a mistura à venda nas prateleiras brasileiras, é possível fazê-la de um jeito caseiro. Confira:

Ingredientes

- 1 xícara de chá de leite integral

- 1/2 colher de sopa de suco de limão tahiti ou 1 1/2 colher de chá de vinagre branco

Como fazer:

Em uma peneira, esprema o limão tahiti em um recipiente e misture ao leite (no caso do vinagre, insira a consistência diretamente na bebida). Espere 10 minutos e use da maneira que quiser.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: receita passo a passo buttercream buttermilk