7 dúvidas sobre congelar alimentos

Veja aqui tudo o que você precisa saber para conservar os alimentos no freezer
alimentos congelados

Na correria do dia a dia, nem sempre é possível correr para o mercado e comprar aquele alimento que falta para completar a receita. Para cozinhar de forma prática e rápida, congelar alimentos é a saída de muita gente que não quer perder tempo na cozinha. Mas afinal, o que pode ou não ser congelado?


1- Que tipo de alimentos podemos congelar?

alimentos congelados

Em uma análise geral, todos os alimentos podem ser congelados, exceto alguns que não possuem congelamento recomendado, pois alteram as suas características de sabor e textura, são eles: maionese, gelatinas, comes em geral, pudins, batatas e ovos cozidos na casca, todas as verduras de folhas (alface, agrião, almeirão, rúcula, etc.), pepino, rabanete, tomate cru.  Qualquer legume que se pretende consumir cru (em salada por exemplo), claras cozidas ou em neve.

2- Os nutrientes se perdem no processo de congelamento?

alimentos congelados

Os alimentos congelados na forma correta perdem alguns nutrientes, pois são expostos por longos períodos em baixas temperaturas.

5 - Quais os benefícios de congelar alimentos?

alimentos congelados

Os alimentos conservados em baixas temperaturas tem sua validade aumentada.  Você manterá o alimento por um período maior, longe de possíveis contaminações. Você consegue fazer um aproveitamento total do alimento, evitando perdas e sobras, além de facilitar na preparação do seu cardápio no dia a dia.

6 - Quais frutas podem ser congeladas? E vegetais?

alimentos congelados

Todas as frutas podem ser congeladas, só precisamos nos atentar como pretendemos consumi-las posteriormente, caso seja empregada em um suco, smoothie ou alguma preparação liquida, não sofrerá alteração da textura final. Já para consumi-la crua, a fruta poderá ficar amolecida, por absorver água durante o processo de congelamento. O tempo de armazenamento pode variar de 8 a 12 meses.

7- Queijos e laticínios podem ser congelados?

alimentos congelados

Foto - Reprodução/sixfiguresunder

De um modo geral, os queijos não devem ser congelados, pois sua textura se desfaz durante o congelamento.

A forma de aproveitar um queijo congelado é usá-lo para algum preparo culinário, como por exemplo colocar um pedaço de gorgonzola numa sopa somente para dar sabor, ou em um patê, ou mesmo a mussarela, queijo parmesão, ricota, podem ser empregados em pizzas, lasanhas, ou lanches.

O tempo de armazenamento recomendado é de até 6 meses.

Por Thamirys Teixeira

Comente