<- Cozinha Consciente

3 maneiras de estimular seu filho a praticar a cozinha consciente

Jogar alimentos fora sem ao menos dar uma "segunda chance" virou rotina das novas gerações. Saiba como promover a #cozinhaconsciente dentro de casa e reduzir o desperdício de alimentos
monsanto #cozinhaconsciente redução do desperdício

O contato das crianças com uma #cozinhaconsciente traz uma visão maior de sustentabilidade! Foto: Istock/Choreograph

O fácil acesso aos diversos produtos alimentícios levou nossas crianças a não pensarem no desperdício de alimentos. E quando se trata de frutas e verduras, a responsabilidade de explorar todo o potencial dos alimentos também é dos pais. Em uma realidade em que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo*, é preciso, mais do que nunca, educar os filhos e ensiná-los o valor do que se põe à mesa.


Este conceito de aproveitamento de alimentos já é ensinado em algumas escolas, onde professores orientam os pequenos a não jogarem fora partes nutritivas dos alimentos como cascas e talos, por exemplo. Um desses projetos é o Desperdício Zero, promovido por uma escola da rede pública, em Belo Horizonte. 

O objetivo inicial é conscientizar todos os alunos da escola por meio de cartazes e informações e promover o desafio de reduzir consideravelmente o desperdício de comida. Durante o almoço na escola, os alunos contam com monitores que os orientam na hora da refeição, conscientizando sobre a importância do que se põe no prato para evitar desperdícios. O fato é que para reforçar a responsabilidade com o planeta no hábito dos filhos é preciso estender esta experiência, trabalhando junto a eles a ideia de uma cozinha com menos desperdício, justamente como acontece no projeto Cozinha Consciente, desenvolvido pela Monsanto. Trata-se de uma iniciativa que tem o objetivo de conscientizar as pessoas a utilizarem seus alimentos de forma integral, desperdiçando o menos possível. Estamos falando de cascas, folhas e tudo o que geralmente não é aproveitado na cozinha.

Veja a seguir dicas para ensinar as crianças a desperdiçar menos alimentos:

1- Cultivar e cozinhar

Proporcionar ao seu filho, desde cedo, o contato direto com a natureza traz diversos benefícios para o desenvolvimento e educação. Maneiras simples e didáticas são uma ótima forma de educar os pequenos para que eles desenvolvam uma consciência natural.

Ao aprenderem a cuidar e manusear plantas, por exemplo, os pequenos podem se tornar mais concentrados, calmos e adeptos a uma alimentação com verduras e vegetais. Que tal aproveitar vasinhos e jardineiras para montar uma mini horta? Pode ser temperos, verduras e até leguminosas: o importante é que os pequenos participem da brincadeira e aprendam a origem e importância dos alimentos vivos! Veja na imagem abaixo alguns dos vegetais que podem ser plantados em vasos para começar o plantio em qualquer ambiente.

vegetais para plantar em vasos

Arte: VilaMulher

2- Petiscos feitos com cascas e cabos de vegetais 

Aquela casca e talos que retiramos de frutas e verduras podem render receitas pra lá de saborosas.  Sobremesas, bolos e até petiscos podem ser feitos a partir de um alimento cheio de nutrientes que seria descartado. Uma opção deliciosa é o Bolo de Casca de Abóbora, que é super fácil de preparar com os filhos. Outra receita deliciosa e atrativa para o paladar infantil é o Brigadeiro de Casca de Banana! A casca da banana conta com o dobro de potássio em relação a fruta, além de fibras e vitaminas!

3- Desafio do zero desperdício

Que tal chamar os pequenos para uma brincadeira e estimular a #cozinhaconsciente? Você pode propor um desafio culinário lúdico! Neste jogo, o objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da redução de desperdício de alimentos e, de quebra, garantir a diversão e estimular uma competição saudável.

Além disso, cozinhar com os filhos pode trazer uma série de benefícios. A arte de cozinhar promove o aprendizado de raciocínio lógico, além de incentivar a crianças a pensarem nas quantidades exatas, para terem sucesso com as receitas. Você pode se basear no projeto da  Monsanto para implementar esta ideia em casa:

Curtiu? Saiba que preparar receitas com os pequenos na cozinha além de ser uma boa oportunidade de reforçar a responsabilidade ambiental, pode ajudá-los a aprimorar o paladar e o olfato, com a descoberta de novos aromas, texturas, cores e sabores. Invista na #cozinhaconsciente, projeto de conscientização da Monsanto, e com isso comece cuidar do nosso planeta dentro de casa!

*Dados do relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Por Lívia Duarte e Thamirys Teixeira

Comente