Salada: quanto mais colorida melhor

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
salada colorida

Foto - Divulgação/Mixirica

Incluir salada nas refeições diárias é essencial para manter a boa saúde, além disso, ela é uma ótima aliada para quem busca perder peso de forma saudável. Normalmente compostas por frutas, verduras e legumes, as saladas são ricas em nutrientes, vitaminas, fibras e minerais que auxiliam na proteção da saúde e ajudam na prevenção de doenças como diabetes e coração.

Uma salada que contém ingredientes de todos os grupos alimentares pode até mesmo substituir uma refeição. Porém, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, mais de 90% dos brasileiros consomem estes alimentos em quantidade inferior à recomendada pelo Ministério da Saúde.

Para a nutricionista da rede de fast-food saudável Mixirica, Cinthia Julião, as pessoas estão começando a mudar os hábitos alimentares e a consumir mais saladas devido às combinações mais atraentes que existem hoje em dia. "É possível deixar a salada mais atrativa e gostosa, sem perder os nutrientes que o alimento oferece. Molhos diferenciados, carnes brancas, peixes, castanhas e frutas são uma ótima opção. São ingredientes que , além de saudáveis, garantem versatilidade ao prato".

Para montar uma refeição bem colorida e saudável, confira o que cada alimento proporciona de acordo com a sua cor:

Alimentos brancos - São alimentos que possuem alicina, uma substância que auxilia na redução do colesterol, como o alho e a cebola.

Alimentos roxos - Ricos em ácido elágico que evita o envelhecimento precoce e diminui os riscos de células cancerígenas, pois contém substâncias que podem prevenir o câncer como o reveratrol e as antocianinas. O repolho roxo, uva, beterraba e berinjela são exemplos de alguns desses alimentos.

Alimentos vermelhos - Possui antoacina, um flavonoide com ação imunoestimulante que ajuda no sistema circulatório e licopeno, um antioxidante que auxilia na prevenção da osteoporose, como o tomate, pimentão, morango e maçã.

Alimentos verdes - São ricos em ácido fólico que é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, também muito importante para as gestantes, pois auxiliam na boa formação do tubo neural do bebê. Além disso, possuem luteína, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e clorofila, pigmento responsável pela coloração. Exemplos desses alimentos é a alface, a rúcula, ervilha, espinafre e muitos outros.

Alimentos amarelos - Auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, da visão e coração. São também ótimos para a pele e a mucosa. São ricos em betacaroteno e vitamina C. Um exemplo de alimentos amarelos são mangas, batatas e mandioquinha.


Por Vila Mulher

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: nutrição salada saladas para churrasco