Salada Mista de Folhas

Você se lembra de já ter ouvido falar que fulano fez uma salada, no sentido de ter feito uma mistura danada? Pois assim é que devem ser as saladas mistas. O sabor de uma verdura complementa a da outra. Quanto mais misturar, melhor a sua salada. Ao adquirir as verduras, prefira trazer uma variedade maior, ainda que em menor quantidade de cada tipo.

Rendimento

1 porção

Ingredientes

  • 2 folha(s) de alface lisa
  • 1/2 xícara(s) (chá) de agrião
  • 2 folha(s) de rúcula
  • 2 folha(s) de escarola
  • quanto baste de tomate em rodelas
  • quanto baste de cebola fatiada(s)
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de azeite
  • quanto baste de vinagre branco
  • quanto baste de salsinha picada(s)

Modo de preparo

Lave bem as verduras em água corrente. Deixe-as de molho por dez minutos em 2 litros de água com 2 colheres de sopa de vinagre. Escorra-as e deixe num escorredor para secar bem. Coloque tudo numa travessa e tempere com sal, azeite e vinagre, ou o molho de sua preferência.

Dicas: Lógico que não precisa colocar todas as verduras indicadas, mas tente, ao menos, juntar dois ou três tipos diferentes, variando sempre. Escolha a alface nova, bem fresca, com o centro bem fechado. Para limpar, solte as folhas e lave uma por uma. Coloque as folhas de molho em água e vinagre (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por 10 minutos. Escorra e seque no escorredor. Conserve-a em geladeira, antes de lavar por até 5 dias, antes de serem lavadas. Compre os pepinos com a casca bem verde e lisa. Os pepinos japoneses podem ser descascados ou não, fica a seu critério. Se não for descascá-los, lave-os bem. Os nutrientes que facilitam sua digestão, entretanto, encontram-se na casca. Guarde-os em sacos plásticos na geladeira por até uma semana. Escolha os rabanetes sem rachaduras, de casca fina e lisa, bem firmes e sem manchas na casca. Empregue-os descascados, retirando-lhes as folhas e os talos e lavando bem, antes de descascar. Guarde-os com os talos, mas sem as folhas, dentro de sacos plásticos na geladeira por até uma semana. Chicória e escarola são a mesma coisa. Compre-as de folhas bem verdes e talos claros. Coloque em sacos plásticos e guarde na geladeira por até quatro dias. Para limpar, corte a base do talo, separando as folhas e lave sob água corrente, uma por uma. Coloque as folhas de molho em água e vinagre (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por 10 minutos. Escorra e seque no escorredor. Para saladas, prefira os tomates bem firmes e maduros, lisos e brilhantes. Lave-os bem, antes de usar e deixe-os de molho em água e vinagre (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por 10 minutos. Guarde em sacos plásticos, na geladeira, por até uma semana.

Receita originalmente do CyberCook.com.br

Comente