Nhoque pode ter menos calorias que uma simples salada

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Nhoque pode ter menos calorias que uma simples sal

Prato de nhoque: 213 kcal x Prato de Sala Caesar 329 kcal Foto: Cybercook

Apesar de um prato com salada parecer bem menos calórico, não duvide, pois as aparências enganam muito! Recentemente, o professor de Nutrição Aplicada à Atividade Física na Universidade de São Paulo, Antonio Herbert Lancha Jr., e sua esposa, Luciana Oquendo Pereira Lancha, também nutricionista, lançaram o livro "Fuja das dietas aprendendo a comer: escolha isso, não aquilo", para esclarecer alguns mitos sobre a alimentação saudável e correta.

O casal de nutricionistas trouxe na publicação uma série de comparações de pratos que, aparentemente, possuem menores índices de calóricos, mas que na verdade não são. Entre essas escolhas que a grande maioria das pessoas acredita ser mais light está no nhoque e na porção de salada caesar. Se a pessoa pedisse um nhoque de batata ao sugo, sem queijo ralado, estaria consumindo apenas 213 calorias e três gramas de gordura, enquanto no prato de salada que leva molho cremoso, queijo parmesão e é acompanhado de frango grelhado, o indivíduo ingere 329 kcal e 16 gramas de gordura.

Para a nutricionista Débora Almeida, as pessoas que não possuem restrição alimentar (intolerante à glúten, lactose ou sacarose) devem comer de tudo, porém sem exageros. "Precisamos de nutrientes que estão presentes em diversos alimentos, por isso é importante uma variedade nas escolhas", comentou a especialista, fazendo ainda um alerta: "Passar horas sem comer é um método errado para quem deseja emagrecer. O ideal é fracionar as refeições de três em três horas para acelerar o metabolismo".

Apelar para dietas radicais, entre elas, a dieta da água, na qual a pessoa consome grandes quantidades de água para reduzir a fome também não é uma maneira saudável para eliminar os quilinhos indesejáveis. "Beber água é importante, mas não como forma de reduzir a fome. A melhor maneira de emagrecer, saudavelmente, é procurando ajuda de um profissional para apoiar neste processo. O nutricionista irá avaliar as consequências que levam a pessoa a estar acima do peso correto, assim é possível traçar um plano alimentar dentro das reais necessidades do organismo", afirmou Débora Almeida.


A especialista explicou que muitas pessoas não conseguem emagrecer consumindo salada, devido aos complementos em excessos, como queijos, molhos, azeites e até tomate seco. "Na salada, dê preferência em temperar com limão, azeite em pouca quantidade, vinagre de maçã, que ajuda a controlar o índice glicêmico da refeição, e ervas como orégano, cebolinha, salsinha, açafrão e pimentas.

Por Stefane Braga (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente