Dips - patês salgados para acompanhar aperitivos

Dips para o fim de semana

Homus Bi Tahine Foto/Divulgação

Os dips, conhecidos aqui no Brasil como patês e molhos, fazem parte da lista daquelas típicas receitinhas rápidas que servem de aperitivo e que agradam os convidados em eventos informais. Podem ser combinados com bolachas salgadas ou torradas e são bem vindos em coquetéis ou como acompanhamentos em uma refeição.

Segundo a chef Luciana Godoy, coordenadora do curso Chef de Cuisine do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, os dips ficaram mais difundidos junto à cultura norte-americana. "Isso se deve à origem da palavra em si que possui duas versões: saborosa mistura ou líquido em que pequenos pedaços de comida são mergulhados e a imersão rápida em um líquido para molhar, cobrir, banhar", conta.

A partir deste princípio a chef defende que os dips fazem parte de outras culinárias, como árabe, mexicana e francesa, se pensarmos em fondue dessa forma. "Também podemos considerar ketchup, mostarda e relish como formas de dips", acrescenta. Entre os dips mais conhecidos, Luciana cita guacamole, sour cream, feijão refrito (utilizados na culinária mexicana), babaganoush, homus e tapenade.

As receitas podem levar legumes (alcachofra, berinjela, tapenade), grãos e sementes (grão de bico, feijão, gergelim), pastas a base de queijos, iogurtes entre outros. "Normalmente, os dips são salgados, embora existam algumas versões doces, não muito usadas. Essas são preparadas tendo as frutas como principais ingredientes", comenta.

A chef aposta que, devido à falta de tempo, os dips serão cada vez mais adotados. Por ser de preparo rápido e simples, este patê pode tornar uma reunião de amigos em algo além dos queijos e vinhos, por exemplo. "Ele permite uma variedade maior de sabores e até mesmo de texturas para agradar e entreter os paladares mais exigentes", aposta. "As pessoas não têm medo de errar quando algumas versões utilizam ingredientes sofisticados, mas possuem um processo simples de cocção", completa.

Confira as receitas que a chef Luciana Godoy separou para o Vila Mulher:

Homus Bi Tahine Ingredientes:

480g de grão de bico (em conserva ou cozido, escorridos)

80ml tahine

60ml suco de limão

6g de sal

2 dentes de alho

15ml de azeite de oliva

1g de pimenta do reino

1g de páprica

1g de salsinha

Modo de preparo:

Coloque o grão de bico, o tahine, o suco de limão, o sal, a pimenta e o alho em um liquidificador e bata até ficar com textura lisa e homogênea. Transfira para um recipiente de serviço. Decore com fios de azeite, a páprica e a salsinha picada. Servir com triângulos de pita temperados e torrados.

Dips para o fim de semana

Dip de Siri gratinado Foto/Divulgação

Dip de Siri gratinado Ingredientes:

300g carne de siri

200g de cream cheese

100g de maionese

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino

1 pitada de lemon pepper

2 ramos de cebolinha

1 pimentão vermelho, cortado em cubos pequenos

1 pimentão verde, cortado em cubos pequenos

1 dente de alho amassado

15ml de azeite de oliva

100g de queijo parmesão

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o azeite de oliva, adicione os pimentões cortados e refogue até que fiquem macios. Adicione a carne de siri, o cream cheese, a maionese, o sal, a pimenta do reino, o lemon pepper, a cebolinha picada, e metade do queijo parmesão ralado.

Transfira para um recipiente de serviço que possa ir ao forno. Coloque o restante do queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno para gratinar. Sirva ainda quente com torradas de pão especial, grissinis, aspargos cozidos e outros legumes cozidos.

Dips para o fim de semana

Dip de Caramelo Foto/Divulgação

Dip de caramelo Ingredientes:

225g de cream cheese

70g de açúcar mascavo

15ml de extrato de baunilha

100ml de calda de caramelo

1 pitada de flor de sal


Modo de preparo:

Em uma batedeira, bata o cream cheese para aerá-lo. Acrescente o açúcar mascavo, o extrato de baunilha e a calda de caramelo. Coloque em potinhos para servir, finalizando com uma pitada pequena de flor de sal. Sirva com pedaços de frutas (maçãs, peras, morangos, etc.)

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente