Whoopie! Nem bolo, nem biscoito

Whoopie Nem bolo nem biscoito

Whoopies de baunilha com recheio de Marshmallow. Receita da chef Carola Crema, da doceria La Vie en Douce Foto/divulgação

Brasileiros adoram uma novidade e quando se trata de culinária a alegria é maior ainda. Pelo fato de o nosso país ter uma das culturas que mais aceita influência de outros locais, o whoopie tende a fazer sucesso por aqui.

O whoopie é um tipo de sanduíche de bolo que nasceu nos EUA. "Por volta de 1920, as esposas dos agricultores Amish começaram a fazer pequenos lanchinhos com os restos de massa de bolo para seus maridos, ou servir de lanche para as crianças. Quando todos iam comer se deliciavam com o doce e comemoravam dizendo ‘whoopie!’, conta a boleira Paula Gradícola.

Paula acredita que o whoopie é mais uma opção para festas, mas não chegará a ser por aqui a febre que é nos Estados Unidos. "O nosso paladar é diferente!", ressalta. Eles são recomendados para festas infantis, chás de bebê, chás de panela e para servir como lembrancinha.

Na America do Norte o sucesso são os whoopies de chocolate com recheio de marshmallow. "Por aqui temos que usar e abusar do brigadeiro e doce de leite. A massa de chocolate e limão siciliano são muito aceitos", diz Paula. "O doce, além de delicioso, é super decorativo!", completa.

Além de Paula, quem também prepara os docinhos é a chef Carola Crema, da doceria La Vie en Douce, as duas sugerem duas receitas pra lá de fofas. Anote!

Whoopie de chocolate com recheio de doce de leite (Por Paula Gradícola) Ingredientes da massa:

½ xícara de gordura vegetal hidrogenada

1 xícara de açúcar mascavo

1 ovo

¼ de xícara de chocolate em pó

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de essência de baunilha

1 xícara de leite

Preparo da massa:

Primeiro vamos fazer a massa do whoopie. Pré-aqueça o forno em 180°C e unte com manteiga 2 folhas de papel manteiga, colocando-as em assadeiras, ou use 2 tapetes de silicone. Comece pegando uma tigela grande e misture a gordura vegetal, o açúcar e o ovo até ficar homogêneo. Em outra tigela você vai misturar os ingredientes secos, sempre peneirando, para evitar que a massa fique embolotada e se for necessário, peneire novamente tudo. E em outra tigela pequena, despeje a essência de baunilha no leite. Agora, adicione 1/3 da mistura dos ingredientes secos na de gordura hidrogenada, intercalando com 1/3 da mistura de leite e essência de baunilha, batendo sempre bem e repetindo o processo, para deixar a massa macia.

Usando um medidor, de preferência aqueles tipo colheres, vá colocando ¼ de xícara de massa no papel manteiga/tapete de silicone e com a parte de trás de uma colher de chá, alise a massa, deixando ela com 10 cm de diâmetro, sempre a 4cm de distância da outra massa, rendendo 18 metades que irão se transformar em 9 whoopies. Leve ao forno por 15 minutos ou até que eles estejam firmes, deixando, depois de pronto, esfriar em uma grade de confeiteiro por alguns minutos.

Recheio de brigadeiro:

1 lata de leite condensado

20g de margarina

2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de preparo:

Coloque tudo na panela e mexa até chegar a ponto de brigadeiro. Depois é só rechear os whoopies como se fossem um sanduíche.

Whoopies de baunilha com recheio de doce de leite (Por Paula Gradícola)

Ingredientes da massa:

3 ovos

½ xícara de chá de açúcar

½ xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de baunilha

1 colher de sobremesa de amido de milho

1 colher de sobremesa de fermento em pó

2 colheres de sopa de manteiga

Ingredientes do recheio:

3 xícaras de chá de açúcar

3 litros de leite integral

2 colheres de chá de canela em pó

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Ingredientes da calda:

½kg de açúcar

1 xícara de chá de água

Preparo da massa:

Bata as claras em neve. Depois, acrescente as gemas, a baunilha, açúcar e manteiga. Com a batedeira desligada, acrescente farinha de trigo, amido de milho e fermento em pó e mexa delicadamente. Com o auxílio de uma colher, pingue porções pequenas da massa em uma assadeira untada e enfarinhada, mantendo distância entre as porções.

Pré-aqueça o forno e coloque as porções em fogo alto por cerca de 5 minutos ou até corar levemente. Retire-os da assadeira ainda mornos. Depois de frio, una os biscoitos com o doce de leite e despeje a calda por cima.

Preparo da calda:

Coloque o açúcar na água e deixe ferver por dois minutos.

Preparo do recheio:

Misture todos os ingredientes em uma panela e espere ferver, mexendo sempre. Após a fervura, deixe cozinhar por duas horas e 45 minutos, mexendo de vez em quando, ou até a calda ficar cremosa. Depois que esfriar, coloque entre os biscoitos.

Whoopies de baunilha com recheio de Marshmallow (chef Carola Crema, da doceria La Vie en Douce)

Ingredientes da massa:

1 e 2/3 de xícara de chá de farinha de trigo

2/3 de xícara de chá de chocolate em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

8 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de chá de açúcar mascavo

1 ovo

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 copo de 200 ml de leite integral

Marshmallow:

2 xícaras de chá de açúcar

1 xícara de chá de claras

½ xícara chá de água

1 colher de sopa de emulsificante

Confeitos para decorar Modo de preparo: Massa:

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Adicione cuidadosamente o ovo e, depois, o leite. Acrescente a farinha de trigo. Logo em seguida, adicione o chocolate em pó. Deixe bater até adquirir uma mistura homogênea. Acrescente o bicarbonato de sódio e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Coloque a massa em um saco de confeitar. Em uma forma com papel manteiga, pingue pequenas porções de massa, com cerca de 3,5 cm de diâmetro. Deixe um espaço entre cada uma das bolinhas para que elas não grudem umas às outras ao assar. Quem não possui saco de confeitar pode modelar delicadamente os bolinhos com a ajuda de colheres. Leve para assar em forno a 180º C por cerca de 12 minutos ou até que os bolinhos fiquem corados. Recheie com o marshmallow.


Marshmallow:

Para fazer o creme, bata todos os ingredientes na batedeira até adquirir a consistência firme. Com a ajuda de um saco de confeitar, comece colocando o marshmallow na parte exterior do bolinho. Finalize pelo meio de forma generosa. Feche o "sanduíche" com outro bolinho, apertando-o delicadamente. Finalize decorando os whoopies com confeitos coloridos.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente