Receitas de sobremesa vegana para o Reveillon

As sobremesas veganas não contêm ingredientes de origem animal
quindim vegano

Quindim vegano. Foto - Reprodução/Divulgação

Fim de ano chegando e muita gente já começa a pensar no cardápio que irá preparar para servir os convidados, entre amigos e familiares. E nessas horas é bom lembrar que o menu não precisa ser recheado de comidas pesadas, pois pode-se dar preferência a pratos leves, dando uma atenção especial às sobremesas. Há uma infinidade de receitas de sobremesa vegana para o Reveillon, que, mesmo quem não é vegano, pode se deliciar com doces que contêm ingredientes saborosos e bem nutritivos e que não sejam de origem animal, como leite, ovos e manteiga. Quem conferir algumas receitas? Bora lá!


Quindim vegano à base de mandioca

Ingredientes

1 xícara cheia de açúcar3 colheres (sopa) de extrato de soja – opcional1/4 de xícara de água200 ml de leite de coco3 xícaras bem cheias de mandioca crua ralada100 grs de coco ralado2 colheres (sopa) de óleo de milho ou girassol3 colheres (sopa) de amido de milhoAçúcar cristal para polvilhar

Calda

1/4 de xícara de água1/4 de xícara de açúcar cristal

Preparo: No liquidificador, bata todos ingredientes, com exceção do coco ralado, até ficar homogêneo. Depois, com uma colher, misture o coco ralado. Unte uma forma grande com furo no meio com óleo, e salpique uma pequena quantidade de açúcar cristal. Despeje a massa e asse em banho-maria, em forno médio, por 40 minutos. Para saber se assou totalmente, espete um palito e reire-o. Se sair limpo, o doce está pronto. Para fazer a calda, misture a água com o açúcar e cozinhe por 15 minutos até engrossar. Desenforme o quindim e jogue a calda por cima.

Foto - Reprodução/chowhound

Pudim de quinoa

Ingredientes

1 xícara de quinoa 2 xícaras de água2 xícaras de suco de maçã 1 xícara de passas2 colheres de sopa de suco de limão1 colher de chá de canela em póSal a gosto2 colheres de chá de essência de baunilha

Preparo: Coloque a quinoa em uma peneira e lave abundantemente. Deixe escorrer e, em seguida, coloque a quinoa em uma panela média com água. Deixe ferver em fogo alto. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe ferver até que toda a água seja absorvida e a quinoa esteja macia, o que leva cerca de 15 minutos. Misture o suco de maçã, as passas, o suco de limão, a canela e o sal. Tampe a panela e deixe ferver por mais 15 minutos. Adicione o extrato de baunilha. Sirva quente.

Por Renata Branco

Comente