Receitas de prato principal e sobremesa para o Natal

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
receita natal

foto divulgação: Adria

Natal é sinônimo de família reunida ao redor da mesa. As comemorações começam na ceia e se estendem para o almoço do dia 25 de dezembro. Para deixar a comemoração ainda mais saborosa, a Adria sugere duas receitas de dar água na boca.

A dica de prato principal é a Lasanha de Pernil ao Molho Rosé. O molho é fácil de preparo e tem como ingrediente principal pernil suíno, carne tradicional desta época do ano.

Já para a sobremesa, a sugestão é o Cheesecake de Figo com Palitos, que leva vinho do Porto, açúcar mascavo e nozes. Além de deliciosa, a sobremesa faz bonito na mesa, circundada pelos palitos de chocolates, que também são utilizados na base do doce. O sabor e o visual surpreenderão os convidados.

Confira as sugestões abaixo:

Lasanha de Pernil ao Molho Rosé

Ingredientes Para o pernil (marinada):

6 tomates maduros

1 folha de louro

3 dentes de alho

2 cebolas médias

1 xícara (chá) de vinho branco seco

2 colheres (sopa) de sal

2,5 kg de pernil suíno sem osso

¼ xícara (chá) de azeite

Para o molho rosé:

5 kg de tomate maduros

2 folhas de louro

6 dentes de alho

4 cebolas grandes

sal a gosto

1 colher (chá) de cravo em pó

½ xícara (chá) de azeite

500 ml de creme de leite fresco

Para montar a lasanha:

2 embalagens de Lasanha Festonada Adria (500g cada)

500 g de queijo provolone ralado grosso

Modo de Preparo 

Prepare o pernil: no liquidificador bata os tomates com o louro, o alho, a cebola, o vinho e o sal. Acomode o pernil em uma tigela grande, faça alguns furos na carne e despeje a marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, virando-o 2 ou 3 vezes para que o tempero fique em contato com todos os lados.

Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite e doure o pernil. Junte a marinada, cubra com água quente e cozinhe por cerca de 40 minutos após abrir pressão. Desligue o fogo, espere até que toda a pressão tenha saído, abra a panela e veja se a carne está macia. Deixe esfriar e desfie em lascas grandes. Reserve.

Prepare o molho: bata todos os ingredientes do molho no liquidificador, exceto o azeite e o creme de leite. Em uma panela grande aqueça o azeite, despeje o molho e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até engrossar levemente. Junte o creme de leite, misture e reserve.

Monte a lasanha: em uma assadeira grande (27X42x7 cm de altura) espalhe um pouco do molho rosé. Intercale camadas de massa, molho rosé, pernil e provolone ralado, sendo a última camada de provolone. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 40 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe por 10 minutos no forno para gratinar. Rendimento: 20 porções

Tempo de Preparo:1 hora

Cheesecake de Figo com Palitos

receita natal

foto divulgação: Adria

Ingredientes Para a calda

8 figos roxos frescos, com casca e bem limpos (400 g)

1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo

¾ xícara (chá) de vinho do Porto

½ xícara (chá) de nozes quebradas grosseiramente 

Para a base:

3 embalagens de Palitos Adria (210 g)

3 colheres (sopa) de manteiga 

Para o recheio:

3 embalagens de cream cheese (450 g)

4 ovos grandes¾ xícara (chá) de açúcar 

Para decorar:

½ xícara (chá) de mel

3 ½ embalagens de Palitos Adria (245 g)  

Modo de Preparo

Prepare a calda: com a ponta de uma faca pequena retire o miolo (extremidade aberta) dos figos e corte-os em 4 partes. Em uma panela coloque o açúcar mascavo com o vinho do Porto. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 1 minuto. Junte os figos e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos para que amoleçam um pouco e fiquem bem brilhantes. Deixe esfriar e mantenha em geladeira até o momento de servir.

Prepare a base: triture os palitos até formar uma farofa e coloque em uma tigela. Junte a manteiga e amasse com as mãos para obter uma massa granulosa. Com essa massa forre o fundo de uma forma redonda (22 cm de diâmetro) de fundo falso. Reserve em geladeira.

Prepare o recheio: na tigela da batedeira coloque o cream cheese, os ovos, o açúcar e bata em velocidade média por 20 minutos. Despeje sobre a base e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 50 minutos ou até que as bordas estejam levemente douradas, com o centro ainda um pouco cremoso.  Deixe esfriar, desenforme e mantenha em geladeira.

Decore o cheesecake: com um pincel espalhe o mel em toda a volta do cheesecake, bem rente à base, e “grude” os palitos, lado a lado. Finalize com uma fita e laço. Misture as nozes na calda e distribua sobre a superfície do cheesecake. Deixe em geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo:1 hora

Dica: se preferir, você pode substituir os figos por morangos frescos.

Por VilaMulher

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: receitas