Panetones artesanais para o Natal

Esse doce queridíssimo no mundo inteiro tem sabores diferentes e criativos e agrada a maioria dos paladares
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
panetone artesanal

Chocotone artesanal - Foto: Reprodução

Uma das melhores coisas do Natal são as comidas e quitutes típicos dessa época do ano. E um dos personagens principais que não podem faltar na mesa no dia de Natal é o panetone. Esse doce queridíssimo no mundo inteiro tem sabores diferentes e criativos e agrada a maioria dos paladares. Para te ensinar a fazer um panetone artesanal de dar água na boca, contamos com a receita especial elaborada pela designer Jane Cakke, que se especializou em bolos artísticos para desenvolver produtos especiais e únicos como os panetones artesanais. 


Panetone ou Chocotone

Ingredientes

15g  de fermento biológico fresco3 colheres (sopa) água morna240g de farinha de trigo2½ colheres (sopa) de açúcar ou adoçante culinário3 colheres (sopa) de leite em pó1 ovo e 2 gemas4 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente1 colher (sopa) de essência de panetone4 colheres (sopa) de leite morno1 xícara (chá) de frutas ou chocolate picado1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o fermento biológico, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 3 colheres de água morna, mecha até ficar bem homogêneo e deixe descansar em algum lugar abafado por 20 minutos. Em outro recipiente, junte leite em pó, o restante da farinha de trigo, açúcar e misture. Junte o ovo e as gemas, a margarina amolecida, essência de panetone, leite morno a mistura com o fermento e a pitada de sal. 

Misture bem até ficar com uma massa lisa e elástica. Depois, separe a massa em duas partes iguais de 250g e, em cada metade, misture o que será seu recheio (frutas ou chocolate), incorpore bem o recheio e adicione nas forminhas de panetone. Leve para descansar por 40 minutos em algum lugar quente e abafado. Assim que atingir o topo das forminhas, leve para assar por 30 minutos em forno preaquecido a 180 ºC até dourar a parte de cima e depois reduza o fogo para assar por dentro. Espere esfriar e embrulhe em um saco plástico.

Por Renata Branco

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente