Mousse aerada de chocolate com morango

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Andando pelo centro daqui de Londrina, sempre nos deparamos com aqueles senhores vendendo morangos super baratos. Dia desses acabamos comprando 3 caixinhas, e nem sabíamos o que fazer com tanto morango. Na hora minha irmã pensou numa ganache simples e morangos cortados... delícia! Mas eu, nunca satisfeita, sugeri uma leve brisadinha, para que pudéssemos provar que apenas pequenos detalhes e mudanças numa receita pode trazer resultados diferentes e muito satisfatórios!

A única brisa aí foi trocar o creme de leite comum pelo fresco, e batê-lo em ponto de chantilly. Isso deu outra cara e outra textura à sobremesa, e o sabor já conhecemos muito bem... 

Mousse aerada de chocolate com morango

Ingredientes

    1 tablete de chocolate meio amargo (170g)

    300g de creme de leite fresco bem gelado (nata)

    1 colher (sopa) de açúcar

    1 e 1/2 caixa de morangos lavados

    chocolate branco para decorar

Modo de preparo

Pelo menos uma hora antes de começar o preparo, coloque o creme de leite fresco no congelador, para que fique bem gelado (mas não deixe congelar!). Lembrando que o creme de leite usado nessa receita não é aquele de caixinha ou lata, é o fresco, que a gente compra na sessão de laticínios! E nem aquele "Bate Chantilly", que também fica fora da geladeira. Esse já vem adoçado e é muito doce! Compre o fresco, que você também pode encontrar com a denominação de "Nata".

Depois que estiver bem gelado, bata seu conteúdo com o açúcar até ficar em ponto de chantilly, com picos firmes. Cuidado pra não bater demais, pode virar uma manteiga! Deixe na geladeira.

Em seguida, derreta o chocolate. Coloque num refratário e leve ao microondas de 30 em 30 segundos, e vá mexendo até que esteja totalmente derretido. Misture delicadamente com o nosso creme batido, formará uma mousse/ganache bem consistente e aerada. Reserve.

Forre uma forma de bolo inglês (ou outra pequena que você tiver) com plástico filme - molhe a forma antes pra facilitar. Comece com alguns morangos cortados no sentido do comprimento, decorando da forma que você preferir.

Coloque um pouquinho da mousse, pressionando para que assente bem na forma.

Vá intercalando camadas de mousse e morango, com cuidado para não exagerar nos ingredientes.

A última camada deverá ser com a mousse de chocolate. Coloque no freezer ou congelador até que fique bem consistente e dê pra desenformar. Se preferir, faça o dobro da receita de ganache, para ficar maior!

Desenforme, apenas virando a forma sobre um prato e puxando o plástico, remova o plástico e rale chocolate branco por cima. Sirva bem geladinho!


Bom apetite!

Muito simples e muito fácil! Ainda quero tentar intercalar biscoitos também, mas fica pra uma próxima!

[imgImportadorBlog-9]

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente