Cupcake Integral de Maçã e Especiarias com kefir

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Quer experimentar?

Esta receita foi para satisfazer duas demandas: um picnic no Jardim Botânico de São Paulo, que é maravilhoso, e aproveitar as maçãs que a Natália insiste em rejeitar e eu insisto em comprar e oferecer. A Natália come muito bem, aceita bem novos alimentos, mas tem algumas poucas coisas que ela realmente não gosta, e uma delas é a maçã (pera vai um pouco melhor, mas não é sempre).  

Cupcake Integral de Maçã e Especiarias (com kefir)

Rendimento: 12 unidades

Ingredientes

2 maçãs descascadas (aproximadamente 230g)

1/2 xícara de chá ou 100g de açúcar demerara

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de chá de canela em pó

1/4 colher de chá de cravo em pó (se não tiver, amasse as bolinhas)

2 bagas de cardamomo sem a pele, trituradas em um pilão

noz-moscada moída na hora

100g de manteiga 

1/2 xícara de chá de kefir ou iogurte natural

3 colheres de sopa de água

1 ovo

1 xícara de chá de farinha de trigo integral

1/2 xícara de chá de farinha de trigo refinada

2 colheres de chá de fermento químico

Preparo

Manual

Pré-aqueça o forno em 180°C. Em uma panela dissolva o açúcar demerara, as maçãs picadas e as especiarias, formando uma espécie de geleia. Deixe no fogo por volta de 5 minutos. Espere amornar. Misture a manteiga enquanto ainda estiver quente, para que derreta. Acrescente o kefir e o ovo e misture bem. Por último acrescente as farinhas e o fermento, mexendo rapidamente. O objetivo é misturar os ingredientes, mas sem bater como bolo, pois a massa fica pesada e "abatumada". Despeje nas formas específicas para cupcakes, aproximadamente 3/4 da forma, para não transbordar, e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Faça o teste do palito para verificar se a massa está assado.

Thermomix

Coloque as maçãs, as espeicarias e o açúcar e programe 5 min/vel 4/100°C.Ao final, bata por 5 seg/vel 6, garantindo que a maçã fique em pedaços muito pequenos. Acrescente a manteiga para que derreta. Espere amornar. Misturando com velocidade 3 acrescente o kefir e o ovo. Desligue. Acrescente as farinhas e o fermento e misture 7 segundos/vel 4. Despeje nas formas específicas para cupcakes, aproximadamente 3/4 da forma para não transbordar, e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Faça o teste do palito para verificar se a massa está assado.


Também pode ser congelado, como explico na receita de cupcakes integrais de banana com cacau e kefir.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente