Cupcake de crème brûlée

Cupcake de crème brûlée

Foto: reprodução/ Site bakeitinacake.com

O crème brûlée vem do francês e significa creme queimado. Isso porque é usado um maçarico de cozinha para fazer a receita original. O sofisticado doce ganha uma versão bem deliciosa para festas combinado com o cupcake. Surpreenda com essa sobremesa maravilhosa e com sabor bem original. Veja só como preparar! Dá um certo trabalhinho, mas o resultado final compensa. Mãos à obra:

Cupcake de crème brûlée

Ingredientes:

1 1/2 pedaços de manteiga sem sal

1 1/2 xícara de açúcar granulado

3 ovos

2 colheres de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

uma pitada de sal

2 colheres de chá de baunilha

2 3/4 xícara de farinha

1 1/3 xícara de leite

Ingredientes crème brûlée:

500 ml de creme de leite fresco

100 gr de açúcar

8 unidade(s) de gema de ovo peneirada(s)

quanto baste de essência de baunilha

Modo de preparo:

Primeiro, é preciso assar os cupcakes. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Bata a manteiga e o açúcar até misturar bem. Junte os ovos, um de cada vez, e, em seguida, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó, a baunilha e o sal. Desligue a batedeira e raspe as laterais, para garantir que tudo seja bem misturado. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente a farinha e o leite, alternando entre os dois ingredientes, colocando cerca de meia xícara de cada vez. Bata até a mistura ficar lisa.

Despeje o conteúdo em forminhas próprias para cupcake. Asse por cerca de 22-25 minutos, até que o bolo comece a dourar. Deixe os cupcakes esfriando por pelo menos 10 minutos.

Modo de preparo do crème brûlée:

Em um recipiente coloque metade do açúcar e as gemas peneiradas. Misture.

Em uma panela coloque o creme de leite e o restante do açúcar. Leve para ferver.

Depois que ferver, misture devagar o creme de leite fervido junto com as gemas. Vá temperando as gemas aos poucos. Para não cozinhar as gemas. Por último junte a baunilha.

Coloque o creme em potinhos e leve ao banho-maria a 100ºC por aproximadamente 40 minutos. O ponto certo do cozimento é quando balançar o potinho e o creme não se mexer, ele deve ficar bem firme. Deixe esfriar durante 1 hora na geladeira. Na hora de servir polvilhe açúcar e queime com um maçarico.

Veja o passo a passo de como montar o seu cupcake:

Por Lívany Salles

Comente