Cupcake de champagne

Cupcake de champagne

Foto/Divulgação Natália Mendonça

Ingredientes (massa):

½ xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente

2/3 de xícara de açúcar

3 ovos

Raspinhas de ½ limão siciliano

1 e ½ xícara de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

¼ de xícara de champagne em temperatura ambiente

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha de trigo junto com o fermento.

Em uma tigela de batedeira misture a manteiga com o açúcar. Bata em velocidade média por 2 minutos. Adicione os ovos 1 a 1, batendo por 30 segundos, após cada adição. Acrescente as raspinhas e bata por 20 segundos. Junte o champagne à massa e bata por 30 segundos. Raspe bem as laterais e bata por mais 30 segundos. Acrescente a farinha e bata por 1 minuto e meio.

Preencha ¾ de cada forminha e leve para assar na grade posicionada no meio do forno. Asse por 15 minutos ou até que os cupcakes estejam firmes ao toque. Depois transfira-os para uma grade de resfriamento.

Ingredientes (recheio de champagne):

300g de chocolate branco picado

60g de creme de leite fresco

60ml de champagne em temperatura ambiente

Modo de preparo:

Aqueça o creme de leite. Misture ao chocolate branco e deixe descansar por 5 minutos. Após a pausa mexa vigorosamente até derreter todo o chocolate (cuidado para não aerar sua ganache). Acrescente a champagne.

Deixe descansar na geladeira por 2 horas. Antes de usar, bata na batedeira por 2 minutos em velocidade média. Recheie imediatamente.

Ingredientes (cobertura de merengue italiano perfumado com água de rosas):

2 claras

½ xícara de açúcar

¼ xícara de água

2 colheres de açúcar abaunilhado

1 colher (café) de suco de limão

1 colher (sopa) de água de rosas

Material: Bico 2C e saco de confeitar

Modo de preparo:

Junte a água e a ½ xícara de açúcar e leve ao fogo baixo até dissolver. Mantenha o fogo baixo e deixe ferver até atingir 110° ou ponto de bala mole. Se você não tiver o termômetro, demora uns 10 minutinhos, e você pode testar colocando um pouco da calda em um copo com água fria. Com a ajuda dos dedos faça uma bolinha com a calda que deve ser bem macia.


Enquanto isso bata as claras em neve com as 2 colheres de açúcar até obter picos. Bata bem por uns 7 minutos. Ainda com a batedeira ligada adicione a calda de uma só vez batendo em velocidade alta até o merengue esfriar. Acrescente o limão e a água de rosas. Bata um pouquinho só para misturar.

Rendimento: 12 unidades

Comente