Brownie prestígio

brownieprestígio

Foto - averiecooks

Você é fã de chocolate? E de coco? Agora, imagina juntar este dois ingredientes em uma deliciosa receita de brownie prestígioe curtir cada mordida deste doce ao lado dos amigos em uma festa ou numa sobremesa de fim de semana. Delícia, não é mesmo?

O brownie prestígio é feito com 72% de chocolate escuro e depois de fatiado os pedaços são muito parecidos com barras de chocolate recheadas e nem de longe se parecem com um bolo. Você precisará recobrir a assadeira com papel alumínio antes de iniciar ou o brownie vai grudar ao fundo e fazer uma grande meleca na hora de fatiar.

Após preparado, deixe-o esfriar por 2 ou 3 horas, se for durante a noite é melhor. Se cortá-los antes de solidificarem vão ficar quebradiços e escorrer para os lados. Abaixo, os ingredientes e o passo a passo desta maravilha:

Ingredientes

150gr de chocolate meio amargo, picado;

1/2 xícara de manteiga sem sal, amolecida;

2 ovos grandes;

3/4 de xícara de açúcar granulado;

250 gramas de açúcar mascavo claro, embalado (o açúcar estrangeiro é menos doce que o nacional. Se for utilizar açúcar mascavo nacional, reduza a quantidade pela metade ou adoce a massa à gosto).

1 colher de sopa de extrato de baunilha;

1 colher de sopa de café (sobra do coador do café da manhã também serve) - opcional, mas recomendado (não é café solúvel instantâneo, mas café em pó comum).

1 colher de chá de grânulos de café expresso instantâneo - opcional, mas recomendado (café solúvel instantâneo).

3/4 xícara de farinha de trigo;

2 1/2 xícaras cheias de flocos de coco ralado adoçado (aperte o coco ralado na xicara para caber mais);

Uma lata de leite condensado;

1 1/2 xícaras de lascas de chocolate meio amargo;

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Recubra a assadeira de 20x20 cm com papel alumínio deixando uma borda alta para fora, pulverize com spray antiaderente; reserve. É obrigatório recobrir a assadeira com papel alumínio ou você nunca vai conseguir desenformar o brownie.

Em uma tigela grande para o forno de micro-ondas, misture o chocolate amargo, manteiga e derreta-os em potência alta por cerca de 1 minuto. Verifique com muito cuidado com a ponta de um garfo se já está mole se não estiver reaqueça mais 15 segundos e verifique novamente e vá repetindo isso até que a mistura possa ser suavemente mexida. Adicione então os ovos, o açúcar, baunilha, café, grãos de café expresso (opcional) e misture até ficar homogêneo. O café e o café instantâneo não fará o brownie ficar com gosto de café, mas realçará o sabor do chocolate. Adicione a farinha e mexa apenas para misturar e então não mexa demais.

Despeje a massa na forma preparada, alisando a parte superior levemente com uma espátula e asse até que o brownie fique definido, cerca de 28 minutos no forno. Verifique ao redor de 25 minutos se a massa está cozida. Use um palito e insira-o no centro da assadeira, o palito deve sair com algumas migalhas úmidas, mas nenhuma massa grudada nele. Não asse demais porque o brownie voltará ao forno depois de recoberto com coco.

Enquanto o brownie está assando vamos misturar o coco. Em uma tigela grande (a mesma usada para fazer a massa, apenas limpe-a com uma toalha de papel) coloque o coco ralado e o leite condensado e misture uniformemente; reserve até o brownie sair do forno.

Quando o brownie estiver pronto, retire-o do forno e recubra-o uniformemente com a mistura de coco. Alise a superfície levemente com uma espátula, empurrando a mistura suavemente em todos os cantos. Uniformemente polvilhe a assadeira com as raspas de chocolate. Volte a assadeira ao forno e asse por mais 5 minutos.

Retire a assadeira do forno e com uma espátula, levemente alise as raspas de chocolate, que devem estar amolecidas o suficiente para alisar, quando pressionadas levemente com uma espátula.

Coloque a assadeira sobre uma grade e deixe esfriar, sem mexer, por pelo menos 2 a 3 horas, ou até que a camada superior de chocolate esteja endurecida, se deixar esfriar durante a noite é o melhor.

Quando estiver pronto para servir, levante o brownie da assadeira usando puxando suavemente pela saliência do papel alumínio, coloque em uma tábua de corte grande, e fatie com a faca maior e mais afiada que tiver. Fatiar poderá ser difícil, mas quanto mais o brownie esfriar mais fácil ficará. Para armazenar as fatias de Brownie mantenha-as hermeticamente fechadas à temperatura ambiente por no máximo 1 semana ou no freezer por até 6 meses.

Rendimento: 1 assadeira de 20x20 rende de 12 a 16 pedaços.

Tempo de preparação: 10 minutos

Tempo de no forno: 28 minutos para assar e 5 minutos para derreter o chocolate.

Tempo total: Mais de 3 horas contando o tempo para esfriar.

leia também


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: receita coco brownie prestigio chocolote