Brigadeiro e Suas Variações

Brigadeiro e Suas Variações

Os outros docinhos que me perdoem, mas para mim, festa sem brigadeiro não é festa. Além de ser o preferido da garotada ele é também o preferido dos adultos.

O brigadeiro, doce popularmente conhecido e sempre presente em festas de aniversário e comemorações em geral, surgiu em meados de 1940.

Era época de eleições presidenciais e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes, que fez grande sucesso entre as mulheres com o slogan "vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro".

Sendo assim, um grupo de moças, pretendendo apoiar sua candidatura, organizou eventos; e em um destes, foi criado um doce à base de leite condensado, chocolate e manteiga, batizado de brigadeiro, em homenagem ao candidato.

A partir daí, o brigadeiro teve grande difusão pelo Brasil, se tornando uma das jóias da cozinha brasileira, e atualmente tem sido muito apreciado internacionalmente.

Hoje o brigadeiro tem mais de 100 versões, que tal conhecer algumas delas nesse post. Aproveite e faça você mesmo!

Receitas

Brigadeiro Tradicional1 lata de leite condensado1 colher de sopa de manteiga7 colheres de sopa de nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó.Granulado para decorar as bolinhas

Como preparar

Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.

Receita da Evelyn Duarte - Cyber CookBrigadeiro Bicolor(Rende 20 porções)1/2 colher(es) (sopa) de manteiga 1 lata(s) de leite condensado

1 colher(es) (sopa) de mel

Massa

1/2 colher(es) (sopa) de manteiga

1 colher(es) (café) de canela-da-china em pó

2 colher(es) (sopa) de chocolate em pó

2 colher(es) (sopa) de creme de leite

1 lata(s) de leite condensado

quanto baste de açúcar cristal

Como prepararColoque os ingredientes em um refratário fundo. Leve ao micro-ondas por 5 a 7 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Retire, mexa bem e deixe em tempo de espera até esfriar. Reserve.

MassaColoque os ingredientes em um refratário fundo. Leve ao micro-ondas por 7 a 10 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Deixe em tempo de espera até esfriar. Montagem: retire pequenas porções de cada massa. Faça cordões, junte-os e forme bolinhas que ficarão mescladas. Passe em açúcar cristal, envolvendo bem. Coloque em forminhas de papel.

Receita do blog Cozinha da JanitaBrigadeiro de Cappuccino(Rende 35 porções)1 lata de leite condensado

4 colheres (sopa) de Cappuccino Pilão Cioccolata D?Oro

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de leite em pó

confeitos de açúcar para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado, o Cappuccino Pilão Cioccolata D?Oro e a manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Desligue, transfira para um prato untado e deixe esfriar.Faça pequenas bolas com a massa de cappuccino e passe pelo leite leite em pó.Coloque em forminhas para docinhos e decore com os confeitos de açúcar.

Receita do blog Cozinha da JanitaBrigadeiro de Nutella 1 lata de leite condensado50 ml de leite1 colher de sopa de manteiga2 colheres de sopa de Nutella1 xícara de chá de avelãs trituradas

Modo de preparo1. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a Nutella e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo.2. Retire do fogo e salpique 1 colher de sopa da avelã triturada sobre a mistura.3. Transfira a massa para um prato fundo untado com manteiga, espalhe bem e deixe esfriar.4. Enrole as bolinhas com as mãos (que também precisam ser untadas!) e passe-as sobre a avelã triturada para confeitar.

Receita de Maria BrigadeiroBrigadeiro de Limão Siciliano

(Rende 30 porções)

2 colheres de sopa de raspas de chocolate branco

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga sem sal

Raspas de 2 limões sicilianos

Manteiga para untar

Ingredientes para a cobertura:

200g de raspas de chocolate branco

Modo de preparo:

Retire as raspas dos limões sicilianos com descascador de frutas cítricas (sem usar a pele branca, que deixa um gosto amargo). Com um ralador manual, raspe o chocolate branco. Em uma panela, coloque o leite condensado, as raspas de chocolate branco e a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (isso leva, aproximadamente, 10 minutos).

Apague o fogo, junte as raspas de limão e misture bem para liberar o óleo essencial da casca, responsável por aromatizar os brigadeiros. Transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Quando esfriar, unte as mãos com manteiga e faça bolinhas de 3cm de diâmetro com a massa. Cubra os brigadeiros com as raspas do chocolate branco que sobraram.

Receita do Blog Doce AmorBrigadeiro de Cupuaçú 02 lata de leite condensado

02 colheres de margarina

01 polpa de cupuaçu pequena

Modo de Preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo ate desgrudar da panela, faça bolinhas e passe no açúcar, na castanha do Brasil ou na castanha de caju tipo xerem.

Receita do Guia da CozinhaBrigadeiro de Café(Rende 30 porções)1 lata de leite condensado1 colher (sopa) de margarina1/3 de xícara (chá) de café forte2 colheres (sopa) de chocolate em póMargarina para untarChocolate granulado para passar

Modo de preparoLeve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Transfira para um prato e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente untadas com margarina, passe pelo chocolate granulado e acomode em forminhas.

DICA: Substitua o café preparado por 1/2 colher (chá) de café solúvel.

Receita da BrigaderiaBrigadeiro de Maracujá1 lata de leite condensado1 gema4 colheres de sopa da calda de maracujá*100 g de chocolate branco ralado, para decorar o brigadeiro

Modo de preparo:Usando uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que o brigadeiro comece a desgrudar do fundo da panela. Transfira o brigadeiro da panela para uma tigela, deixando esfriar completamente. Para enrolar o brigadeiro, deixe uma tigelinha do seu lado com água gelada para molhar ligeiramente a mão antes de fazer as bolinhas. Coloque as bolinhas em uma outra tigela com o chocolate branco ralado, cobrindo toda a superfície do brigadeiro e depois é só colocar nas forminhas.

Receita do Cyber CookBrigadeiro Trufado2 lata(s) de leite condensado

2 colher(es) (sopa) de manteiga

1 xícara(s) (chá) de castanha-do-pará moída(s)

3 colher(es) (sopa) de chocolate em pó

2 colher(es) (sopa) de licor de cacau

Recheio

1 lata(s) de creme de leite

200 gr de chocolate meio amargo picado(s)

Cobertura

quanto baste de castanha-do-pará para empanar

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo sempre até ver o fundo da panela, cerca de 10 a 15 minutos. Leve para um prato untado e deixe esfriar

Recheio

Leve ao fogo em banho maria os ingredientes do recheio, misture até obter um creme espesso. Deixe esfriar e leve para gelar.

Cobertura

Abra pequena porções da massa, recheie com uma colher (café) do creme. Enrole, passe nas castanhas picadas e coloque em forminhas.

Receita do Guia da CozinhaBrigadeiro de Cereja 1 lata de leite condensado1 colher (sopa) de manteiga3 colheres (sopa) de leite em pó1/2 xícara (chá) de cerejas picadasChocolate branco granulado a gosto para decorar

Modo de preparoEm uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, por 15 minutos ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque em um prato e deixe esfriar. Faça bolinhas, passe no granulado e coloque em forminhas.

Espero que tenham gostado do post. Quer ver sua receita de festa aqui no blog? É só enviar um e-mail para dricapeccini@gmail.com.

E não se esqueçam! Deliciosas receitas merecem lindas embalagens. Fazemos forminhas personalizadas e muito mais, visite nossa loja e peça o seu orçamento.

Comente