Bolo fofinho de chocolate com ganache

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Bolo fofinho de chocolate com ganache

Foto - Averiecooks

Fala a verdade, um bolo de chocolate com uma boa cobertura de ganache enchem os olhos e é motivo de alegria em uma casa. Impossível quem não se deleite nessa sobremesa que além de simples é bem prática.

Quem quiser pode a receita em uma forma grande, tamanho família. Outra dica é servi-la em porções individuais, que ficam super charmosas.

Ingredientes:

Para a massa:

1 ovo grande

1 xícara de açúcar granulado

200g de baunilha, iogurte de chocolate ou creme de leite

¼ xícara de canola ou óleo vegetal

1 ½ colheres de extrato de chá de baunilha

½ xícara de café quente ou temperatura ambiente

½ xícara de cacau em pó sem açúcar naturais

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de fermento em pó

½ colher de chá de sal (opcional).

Para a ganache:

200 ml de chocolate semidoce de chocolate

¾ xícara de creme de leite

1 colher de chá de essência de baunilha (ou, opcionalmente, rum, bourbon, café, laranja, framboesa, licor de chocolate).

Modo de preparo:

Bolo:

Pré-aqueça o forno a 350°C. Forre com papel manteiga uma assadeira quadrada 9 por 9 polegadas.

Em uma tigela grande junte o ovo, o açúcar, o iogurte, o óleo e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Adicione o café, o cacau em pó e misture até a massa ficar lisa e sem grãos. O café vai apenas realçar o sabor dos ingredientes, ok?!

Despeje a massa na forma e asse por cerca de 25 minutos. Para saber se está pronta, vale espetar um palito de churrasco. Se sair limpinho, a massa está pronta. Deixe o bolo esfriar na panela por completo, pelo menos 30 minutos, antes de acrescentar ganache ou servir.

Ganache:

Derreta o chocolate em uma tigela. Pode ser no micro-ondas em uma potência alta por 1 minuto. Reserve. Faça o mesmo com o creme de leite, mas até que comece a borbulhar e mostrar sinais de ebulição, cerca de 60 a 75 segundos. Despeje o creme quente sobre o chocolate e deixe repousar cerca de 1 minuto. Bata até que o chocolate tenha derretido e a mistura esteja lisa e aveludada. Adicione a baunilha ou aromas opcionais e misture bem e deixe esfriar. Com o bolo frio, espalhe a ganache com uma espátula. Sirva como sobremesa ou num lanche da tarde.

Bolo fofinho de chocolate com ganache

Foto - Averiecooks.


  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente