Bolo de São João da chef Morena Leite

Bolo de São João

Foto/Divulgação

Reunindo ingredientes brasileiros e uma boa dose de criatividade a chef Morena Leite e a cake designer Otávia Sommavilla juntaram seus talentos e mostraram o resultado dessa parceria no livro "Doce Brasil Bem Bolado" (Global Editora).

A obra reúne 32 receitas de bolos decorados feitas com ingredientes bem brasileiros, entre eles caju, mandioca, goiaba e cachaça. Todas as receitas são bem didáticas, com passo a passo para modo de preparo, montagem e decoração.

Os nomes dos bolos são inspirados na cultura brasileira e todas as receitas são acompanhadas de uma pesquisa histórica. Entre as iguarias de encher os olhos estão Bolo Futebol, feito de chocolate, Bolo Chita, com hibisco na massa e no recheio, Bolo Frevo, de pitanga, Bolo Trancoso, de capim-santo com brigadeiro de capim-santo, e Bolo Flores da Amazônia, de castanha-do-pará com recheio de açaí.

Aproveitando o clima de festas juninas, separamos para você a receita do Bolo São João, feito com amendoim e fubá.

Bolo São João

Ingredientes da massa:

15 ovos

1,2kg de açúcar

500ml de óleo

600g de farinha de trigo

900g de fubá

1,2l de iogurte integral (6 copos)

570g de amendoim torrado e moído (sem pele)

60g de fermento em pó

3 formas redondas com 20cm de diâmetro (6,5 cm altura)

3 formas redondas com 10cm de diâmetro (5 cm altura)

Modo de preparo:

Bata as claras em neve com metade do açúcar e reserve. Bata as gemas, o restante do açúcar e adicionar o óleo. Misture a farinha e o fubá e agregue a massa aos poucos, alternando com o iogurte. Acrescente o amendoim, o fermento e por último as claras em neve, mexendo delicadamente. Asse na forma untada com manteiga e farinha, a 180ºC por 45 minutos.

Ingredientes do recheio:

1.580 g de leite condensado (4 latas)

200ml de creme de leite

300g de amendoim torrado e moído sem pele

Modo de preparo:

Junte em uma panela todos os ingredientes, leve ao fogo baixo e deixe apurar até desgrudar do fundo da panela, mexendo sempre.

Para fazer um bolo simples use apenas 1/3 da quantidade descrita de cada ingrediente.

Montagem e decoração:

As detalhes estão no capítulo sobre as técnicas básicas aplicadas a bolos artísticos. No caso do bolo simples, divida-o em três fatias e recheie.

Para o bolo decorado, faça uma receita e meia de pasta americana. Cubra os bolos com a pasta na cor azul-escuro. Coloque os bolos numa tábua de 30cm de diâmetro forrada com pasta azul. Modele o casal caipira e cole no topo do bolo menor. Faça as bandeirinhas abrindo a pasta americana bem fina e recorte-as com a ajuda de um cortador apropriado ou bisturi. Cole-as nas laterais do bolo com cola de CMC.

Usando a técnica dos bolos de andares, monte o bolo. Faça o acabamento com um rolinho fino e comprido de pasta americana colado com cola de CMC.


Serviço:

Título: Doce Brasil Bem Bolado

Autoras: Morena Leite e Otávia Sommavilla

Fotografias: Cristiano Lopes - Estúdio Boccato

Editoras: Gaia e Boccato

Páginas: 128

Preço: R$ 89,00

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente