Aprenda a fazer um delicioso bolo de ganache

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
guanachebolo

Foto - Foodiecrush

Se há um bolo que agrada a todos, este bolo é o de chocolate. Agora, imagina misturar a ele o ganache. A receita é simples e deliciosa de se fazer.

Corra para cozinha e prepare este bolo que vai deixar seus amigos e familiares com muita água na boca. Vai ser impossível comer só um pedacinho.

Ingredientes:

4 xícaras de café de chocolate amargo cortado em quadradinhos.

¼ xícara de chocolate de confeiteiro em pó a 50% de cacau. 1 ¼ xícaras de Água fervente

¾ xícara de farinha de trigo

¾ xícara de farinha de trigo comum, peneirada e misturada com 2 colheres de sopa rasa de maizena

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de sal

16 colheres de sopa de manteiga sem sal, amolecida à temperatura ambiente

1 ½ xícaras de açúcar mascavo claro

3 ovos

½ xícara de iogurte grego

1 ½ colheres de chá de extrato de baunilha

Para o café de chocolate ganache:

4 colheres de sopa de manteiga

240 gramas de chocolate meio amargo

¼ xícara de café fresco

2 colheres de chá de café instantâneo

⅓ xícara de açúcar comum

1 colher de chá de baunilha

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 350 graus Fahrenheit ou 200 graus Celsius. Unte uma forma redonda de bolo com furo ao meio e antiaderente, com a manteiga, em seguida, cubra com um pouquinho de farinha tomando o cuidado de cobrir todas as fendas e ranhuras da forma. Tire o excesso de farinha e reserve a forma para uso.

Coloque os quadradinhos de chocolate amargo em um grande saco plástico (do tipo ziplock), feche o saco com firmeza, mas com cuidado. Bata o chocolate com um martelo de carne, moendo os pedaços. Retire do saco e coloque em uma tigela pequena, junto com o chocolate de confeiteiro e despeje a água fervente sobre o chocolate. Misture bem para combinar e reserve. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata a manteiga em velocidade alta até ficar cremoso, cerca de 1 minuto. Adicione o açúcar mascavo e creme por mais 2-3 minutos ou até formar um creme. Raspe os lados da tigela. Na velocidade média - alta, adicionar os ovos, um de cada vez, misturando durante cerca de 30 segundos entre cada adição. Raspe os lados da tigela novamente, em seguida, adicione o yogurte grego e a baunilha e bata por mais 30 segundos ou até ficar bem misturado (homogêneo). Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente ⅓ da mistura de farinha, em seguida, adicione metade da mistura de chocolate e misture. Repita terminando com a mistura de farinha com cuidado para não bater demais. Retire a tigela da batedeira, raspe os lados e misture bem com as mãos até ficar bem misturado (homogêneo).

Despeje a massa na forma e alise a superfície da massa. Asse na prateleira do meio por 40-50 minutos ou até que um palito saia limpo. Retire do forno, deixe descansar na forma por 10 minutos, em seguida, desenforme o bolo sobre uma superfície fria e deixe-o esfriar completamente.

Enquanto o bolo está esfriando, fazer o ganache. Em uma panela de banho-maria ou em uma pequena panela com dois dedos de água coberta com tigela de metal ou vidro, derreta juntos a manteiga com o chocolate, mexendo a cada minuto ou até derreter. Retire do fogo e misture o café preparado, café instantâneo e baunilha. Peneire a açúcar em pó dentro da tigela para não empelotar e misture bem. Se você prefere uma ganache mais dura, adicione mais açúcar, 1 colher de sopa de cada vez. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Se a ganache endurecer muito, adicione um pouco de água quente ou café quente para diluí-la.

Uma vez que o bolo é resfriado, coloque em uma travessa de bolo e cubra com a ganache. Depois é só servir e saborear com amigos e familiares.


Por Kelly Jamal

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente