3 receitas com chocolate para substituir os ovos de Páscoa

Aprenda a fazer essas receitas fáceis para saborear o chocolate na Páscoa
brownie de avelã

Foto - Reprodução

Quer curtir a Páscoa com chocolate, mas pretende gastar o mínimo possível, trocando os famosos ovos de Páscoa por receitas deliciosas e mais em conta? A Editora Alaúde separou para o VilaMulher 3 receitas com chocolate para substituir os ovos de Páscoa e driblar os altos preços desses doces tão queridos, mas tão caros nos dias de hoje.  Veja as opções:


Trufa clássica -  50 unidades

Ingredientes

500 g de chocolate meio amargo picado

1 caixa de creme de leite sem soro

1 colher (sopa) de essência de baunilha

3 colheres (sopa) de licor de cacau

500 g de chocolate ao leite picado

chocolate em pó para polvilhar

Preparo: Coloque o chocolate meio amargo em um refratário e leve para derreter em banho-maria, tomando cuidado para que o fundo do refratário não encoste na água fervente. Retire do fogo e junte o creme de leite, a essência e o licor. Mexa bem e leve à geladeira por 12 horas. Derreta o chocolate ao leite também em banho-maria. Retire do fogo e mexa até esfriar. Modele as trufas com uma colher de metal. Use um garfo para banhar as trufas no chocolate derretido e coloque-as sobre papel-manteiga ou papel-alumínio para secar em temperatura ambiente. Quando estiverem secas, passe pelo chocolate em pó e mantenha fora da geladeira, em local fresco e arejado.

Bolo de chocolate e pistache

Preparo: 10 minutos

Forno: 30 minutos

Rendimento:  pessoas

Ingredientes:

100 g de chocolate amargo

(com 90% de cacau)

3 ovos

uma pitada de sal

1 caixinha (200 g) de creme de leite light

1/3 de xícara (chá) de amido de milho

2 colheres (chá) de fermento químico instantâneo em pó

6 colheres (sopa) de adoçante em pó para uso culinário

5 colheres (café) de cacau em pó

40 g de pistaches descascados sem sal grosseiramente picados

Preparo:

Preaqueça o forno a 180 °C. Coloque o chocolate em uma tigela refratária, ponha a tigela dentro de uma panela maior cheia de água e derreta em banho--maria, lembrando que o fundo da tigela não deve tocar a água da panela.Separe as claras e reserve as gemas. Acrescente o sal às claras e bata em ponto de neve bem firme. Em uma tigela, misture as gemas, o creme de leite, o amido de milho, o fermento, o adoçante, o cacau em pó, os pistaches picados e o chocolate derretido. Incorpore os ingredientes.Com uma espátula, junte as claras e misture delicadamente, até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma fôrma previamente untada com manteiga. Leve ao forno por 30 minutos. Para saber se o bolo está cozido, espete um palito: se ele sair seco, o bolo está pronto. Se preferir um bolo mais cremoso, reduza o tempo de forno para 25 minutos.

Bolinhos de cacau com avelã

Tempo de preparo:  1 hora

Rendimento:  10 unidades

Ingredientes:

1 colher (sopa) de café solúvel

1 xícara de água fervente

1/3 de xícara de óleo de coco

1 colher (chá) de vinagre branco ou de maçã

1 colher (chá) de essência de baunilha

1¼ de xícara de farinha de

trigo integral

½ xícara de farinha de trigo branca

1 xícara de açúcar demerara

2 colheres (sopa) de chia

1/3 de xícara de cacau em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

uma pitada de sal

¾ de xícara de avelã, sem casca, picada

Preparo:

Preaqueça o forno a 180 °C. Dissolva o café na água e deixe esfriar. Adicione o óleo, o vinagre e a essência de baunilha e reserve. Em uma tigela, misture os dois tipos de farinha com o açúcar, a chia, o cacau, o bicarbonato, o sal e a avelã (reserve um pouco da avelã para decorar). Acrescente os ingredientes misturados e reservados. Misture bem. Transfira para forminhas de papel sem untar. Ponha as forminhas sobre uma assadeira baixa e polvilhe com a avelã reservada. Leve ao forno por 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolinho saia limpo. Retire do forno e da assadeira, decore com a avelã e deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.

Por Renata Branco

Comente