Mac' n' cheese nas mãos de Jamie Olivier

Prato típico americano com Jamie Olivier

Foto David Loftus

Mac´n´cheese é um prato clássico americano de massa que quase se tornou famoso por ser considerado horrível. Mas, o chefe britânico, Jamie Olivier, acha que a má fama da receita é culpa de quem a prepara de maneira errada. Em seu site oficial, Olivier ensina de forma prática como preparar a delícia americana que, mesmo não sendo um prato muito light, também não vai fazer mal nenhum.

Ingredientes

Sal marinho e pimenta do reino moída na hora

45g de manteiga

3 colheres de sopa de farinha de trigo

10 dentes de alho, descascados e finamente fatiados

6 folhas frescas de louro

1 litro de leite semi-desnatado

600g de macarrão seco

8 tomates

150g de queijo fresco ralado cheddar

100g de queijo parmesão ralado fresco

Alguns ramos de tomilho fresco, folhas colhidas

Opcional: um par de salpicos de molho inglês

Opcional: uma pitada de noz-moscada

3 punhados grandes de migalhas de pão fresco

Azeite

Modo de preparo:

Numa panela grande, ferva a água com sal. Derreta a manteiga em uma panela grande em fogo baixo, adicione a farinha e deixe em fogo médio, mexendo o tempo todo, até obter uma pasta. Adicione todo o alho fatiado - não se preocupe com a quantidade, porque cada fatia irá caramelizar.

Mantenha cozinhando e mexendo até dourar o alho e ficar agradável e pegajosa. Adicione as folhas de louro e lentamente whisk no leite, deixe um pouco de tempo para garantir um resultado melhor. Leve a mistura à fervura. Em seguida, deixá-lo em fogo baixo para ferver, mexendo ocasionalmente. Pré-aqueça o forno a 220 º C. Adicione o macarrão à panela de água fervente com sal e cozinhe de acordo com as instruções do pacote. Enquanto isso, pique os tomates em um tabuleiro e tempere-os bem com sal e pimenta.

Escorra a massa e adicione-o imediatamente para o molho. Mexa bem e retire a panela do fogo. Mexa o queijo ralado, tomates picados e as folhas de tomilho. Uma pitada ou duas de noz-moscada. Se você deseja que ele fique um pouco mais molhado, porque vai engrossar de novo no forno, adicione um pouco de água (se achar necessário). Se você fez o molho em uma panela tipo caçarola refratária, deixe tudo lá dentro, se não, transfira o molho para uma tigela funda. Asse por 30 minutos no forno, até dourar, borbulhando, crocante e deliciosa.

Coloque o pão ralado e tomilho em uma panela com um pouco de chuviscos de azeite em fogo médio. Mexa e misture as migalhas ao redor. Retire do fogo e coloque numa tigela. Servir com o pão crocante para polvilhar por cima.

Sugestão: uma bela salada verde para acompanhar.

Sugestão de vinho: branco seco italiano

Por Livany Salles

Comente