Dadinhos de tapioca

 Há tempos já ouvia falar desses benditos dadinhos de tapioca, mas nunca havia comido. Foi então que tive a oportunidade de estar presente no evento do Jornal Estadão, o Paladar, e na aula sobre vários tipos de farinha, ministrada pelo chef e dono do Restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira, tive a oportunidade de experimentar esse petisco. Não sei qual sua origem, pois todas vezes que ouço falar dos dadinhos, seu nome é ligado ao chef Rodrigo. Desde então estava doida para reproduzir a receita dele, e só agora fui fazer. É uma delícia pra acompanhar uma cervejinha, é um aperitivo muitooo simples de fazer (e pode ser congelado, para ser preparado quando uma visita inesperada chega), é diferente e surpreendente no sabor.

Dadinhos de tapioca 

Ingredientes

  • 400 g de queijo coalho ralado no ralo grosso
  • 1 xícara e 1/2 de tapioca granulada
  • 600 ml de leite
  • pimenta-do-reino à gosto
  • sal à gosto
  • um punhado de cebola desidratada (opcional)

para acompanhar

Modo de preparo

Pra quem nunca viu a tapioca, compra-se na sessão onde encontramos o polvilho, farinhas e etc. Na embalagem vem escrito "Tapioca" mesmo, e é uma farinha bem granulada. Não é  própria para fazer a tradicional tapioca que comemos em feirinhas.

Antes de qualquer coisa, embale o interior de uma assadeira retangular com plástico filme. Te garanto que essa é a parte mais chata e trabalhosa dessa receita. Pra facilitar, molhe a assadeira, depois passe o plástico.

 

Coloque o leite para ferver, e enquanto isso misture os ingredientes secos (tapioca, queijo, sal, pimenta e cebola desidratada).

Depois de tudo misturado, e o leite em ponto de fervura, desligue o fogo e já adicione o leite fervente à mistura seca, e mexa bem. Rapidamente vai engrossar e formar uma massa espessa.


Assim que engrossar, rapidamente despeje a massa de tapioca na assadeira (se demorar muito a massa esfria e fica dura). Com uma colher alise para que fique tudo nivelado. Com o plástico filme tampe a massa, encostando o plástico nela, e com as mãos alise para que fique bem certinho.

Coloque a assadeira na geladeira por cerca de 3 horas, ou até que fique bem frio. Passado esse tempo, desenforme e com uma faca corte em cubinhos iguais.

Estão praticamente prontos os seus dadinhos! Agora você pode fritá-los, assá-los (como eu fiz), ou congelá-los para fazer quando quiser. Para congelar, você deve colocá-los em uma assadeira (também com um plástico por baixo) todos separadinhos, colocar no freezer até congelar, e depois passar para sacos. Assim eles não grudarão uns nos outros!

Quando quiser comer, é só retirar (assim como pão de queijo congelado) e colocar no forno ou fritar.

Para fazê-los assados, forre a assadeira com papel manteiga e distribua os dadinhos. Asse em forno médio até que dourem! Demora um pouquinho mas é bem mais saudável! :)

E para fritar, só colocar em óleo quente até dourarem, tomando cuidado para não grudar uns nos outros!

Sirva com a geleia de pimenta, e BOM APETITE!

[imgImportadorBlog-11]

[imgImportadorBlog-12]

[imgImportadorBlog-13]

Comente