Como preparar um hambúrguer vegano

Especialista dá dicas para sabor e textura de acordo
hambúrguer vegano

Aprenda a receita deste hambúrguer delicioso e surpreenda a família. Foto - Reprodução/m.zipscene

Tem gente que acredita que a vida de quem não come carne deve ser monótona. E dos veganos, nem se fala. Isso não é verdade. Há um leque de receitas que eles podem lançar mão, inclusive hambúrguer! Sim! A food stylist, Letícia Massula dá 4 dicas para preparar um hambúrguer vegano em casa. Veja só:

leia também


“Para fazer uma boa massa de hambúrguer com base vegana ou vegetariana é importante mesclar ingredientes que darão liga no momento da finalização do hambúrguer na chapa, durante a cocção. Se essa massa for muito mole, desmanchará com o calor. A textura correta é, portanto, o primeiro passo a ser pensado. A composição com hortaliças e cereais compostos de amido e proteína como o arroz, trigo, aveia, centeio, quinoa ou milho vão ajudar na formação da textura. Também é possível usar leguminosas que possuem alto conteúdo proteico e, por essa razão, são fundamentais na substituição da carne.

Nutrientes, fibras e sabor

“É importante que a massa seja rica em amido para fornecer a ela energia. A dica é que sejam utilizadas hortaliças como abóboras de inverno, raízes em geral e tubérculos. Mas não adianta pensar apenas na textura e nutrientes, o sabor destas combinações faz a diferença no resultado final da massa”.

Preparo

“Durante o preparo é importante assar as hortaliças, raízes e tubérculos para tirar o máximo da umidade durante a cocção e, assim, formar uma massa macia e sequinha”.

Por Thamirys Teixeira

Comente