Modelos: talentos na mira de olheiros

Dilson Stein. Foto: divulgação

Com pouquíssimo tempo de passarelas, Dilson Stein alcançou a oportunidade de se tornar o que conhecemos por "olheiro" - pessoa especialmente designada para a caça de talentos em potencial. No caso, top models. "Atuei apenas 2 anos como modelo em Porto Alegre, aí surgiu a oportunidade de iniciar a carreira de scouter [caça-talentos] e acabei optando por ela. Felizmente deu certo".

A primeira oportunidade aconteceu em Horizontina, Rio Grande do Sul, onde Dilson recebeu um convite para ministrar um curso, em 1987. "Tive uma boa receptividade com o meu trabalho, e acabei investindo em eventos, cursos, workshops, com o objetivo de descobrir novos talentos para o mercado da moda", afirma. Depois de 25 anos no mercado, o especialista, recebeu diversos convites para atuar em países da Europa.

Horizontina foi onde o expert "achou" a über top model Gisele Bündchen. Além delas, já passaram pelos olhos e avaliação dele beldades como Alessandra Ambrósio, Caroline Trentini, Isadora Di Domênico e Luize Altennhofen.

Com todo esse currículo, seria de se esperar que uma grande "rede de caça" fosse colocada a postos, pronta para selecionar as mais talentosas profissionais. Em 1992, essa "rede" foi chamada de "Projeto Modelo", responsável por informar, preparar e descobrir novos talentos no restrito mundo da moda, além de dar a oportunidade para quem quer tentar a carreira. Em conversa com o Vila Fashion, ele mesmo contou como a coisa toda funciona!

Existem alguns requisitos mínimos para que você alcance o lugar ao sol. Segundo Dilson, o mercado adere dois tipos de modelos: o comercial e o fashion. Mas não conta só um rostinho bonito e simpatia. "Para ter sucesso é necessário, principalmente talento e atitude", diz o olheiro. Além disso, meninas devem ter, de preferência, entre 1,75m e 1,79m; e entre 88 cm e 89 cm de quadril. Mais informações do "Projeto Modelo" você encontra no site www.dilsonstein.com.br

Vila Fashion: Como surgiu o Projeto e por que você decidiu iniciá-lo?

Dilson Stein: Ele surgiu em 1992, em São Paulo, e decidi porque facilitaria o entendimento da profissão de modelo e daria mais segurança para as(os) candidatos a modelo e para os pais também.

Como acontece o processo de "garimpo" para selecionar modelos em potencial?

Através de seletivas, que atualmente realizo em 23 estados do Brasil, e finaliza com um grande evento, onde reunimos palestrantes com muitas informações sobre a profissão de modelo e também reunimos algumas das melhores agências de modelos do Brasil.

Dilson com Gisele. Foto: divulgação


Depois da seleção, o que acontece com os escolhidos?

Depois da seletiva os candidatos passam por treinamentos com informações sobre a carreira e noções de fotografia, passarela e vídeo. Por último ocorre a "Convenção de Modelos", com palestras, gravação de um vídeo, desfile, fotos e avaliação de 10 a 15 agências de modelos do Brasil e do mercado internacional.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)