Chiara Gadaleta defende a moda sustentável

Chiara Gadaleta  Moda sustentável precisa de mais

Entrevista com Chiara Gadaleta sobre moda e sustentabiliade. Foto - Giseli Miliozi

Chiara Gadaleta esteve nesta última edição da SPFW, na semana passada, e o Vila Mulher aproveitou que ela estava por lá para bater um papo sobre a sustentabilidade. Chiara conferiu o desfile de sua marca preferida, a Osklen. Segundo a especialista em moda sustentável, a marca carioca é a que mais se aproxima de uma realidade para esse tipo de fashionismo. "O que falta para a moda ser mais sustentável é informação, as pessoas devem procurar essa informação, o que é sustentável? E o que é moda sustentável?"

A empresária que mantém o site "Ser sustentável com Estilo" e trabalha com diversas iniciativas em torno do tema explica ainda que a moda sustentável é uma atitude, antes de tudo, pois ela depende de uma cadeia produtiva, que começa no plantio da fibra, ela acrescentou ainda. "É necessário que seja atrativo e que o impacto seja econômico e ecológico. Atualmente, o consumidor tem um papel fundamental nisso, é necessária uma pressão do consumidor".

Os resultados das iniciativas sustentáveis provavelmente serão vistos pelos seres humanos do futuro, mas, o consumidor brasileiro está muito interessado em incluir a moda nesse cardápio ecológico e muito mais condizente com o tempo em que vivemos. "A vontade de fazer diferente pode mudar tudo" comenta Chiara.

Aos 40 anos e com dois filhos, a empresária se cuida, sem deixar de ser sustentável. "A alimentação faz muita diferença, hoje me alimento com 95% de orgânicos. Tento não comer nada que tenha recebido adubos químicos. Eu faço raja yoga há seis meses e isso integra corpo, mente e emoção. Essa busca pelo bem estar engloba tudo. Nada vem por acaso".

Por Giseli Miliozi

Comente