Carnaval - jurada explica a avaliação das fantasias na Sapucaí

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Entenda a avaliação das fantasias de Carnaval

As fantasias são uma das coisas mais bonitas do carnaval, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Nestas cidades há competições entre as escolas de samba que, preocupadas, promovem um verdadeiro espetáculo na avenida. Depois do show, cabe aos jurados especiais avaliarem seu desempenho.

Drika Lucena, jurada do carnaval carioca na categoria Fantasias, conta que, a princípio, todas as escolas entram com nota 10 na avenida e, conforme os jurados observam "falhas", perdem um ou mais décimos, sendo que a menor nota é 8.

"Os 50 julgadores são espalhados em cinco módulos em locais distintos na avenida. Em cada módulo ficam 10 julgadores sendo um de cada quesito. É importante saber que no resultado final descarta-se a maior e a menor nota validando apenas três de cada quesito. a nota deve ser comparativa e, por isso, são dadas no final do segundo dia de desfiles", explica a também professora universitária.

Para avaliar uma fantasia, a jurada considera critérios como adequação da peça ao enredo proposto, se ela conseguiu passar a história visualmente, confecção, acabamento, uniformidade e criatividade na forma, na escolha de materiais, nas cores e na estética, tanto individualmente como em conjunto.

Além de avaliar o conjunto, os jurados também devem justificar cada desconto - o que Drika faz de forma minuciosa. Durante o desfile, ela faz anotações por ala e por setor para que, mais tarde, penalize as escolas de forma coerente. "É necessário que sejamos muito claros e objetivos nas justificativas para não gerar dúvidas ou duplicidade de interpretação. Nunca uso subjetividade e aponto ala a ala por número para que fique claro onde houve a ‘falha’."

Apesar dos preços exorbitantes, as fantasias de madrinhas e rainhas de bateria não são avaliadas separadamente. "A fantasia deve representar o que propõe dentro do enredo e seguir todos os critérios de avaliação. Uma fantasia cara até pode ser muito bonita, mas nem sempre é mais criativa e adequada à proposta", justifica.

O trabalho sério dos julgadores inclui também a separação do emocional - o que, segundo ela, é fácil quando há comprometimento do profissional e respeito às comunidades envolvidas - e treinamento específico, momento em que os critérios a serem avaliados são comentados e detalhados.

Contudo, este ano será diferente para o carnaval carioca devido ao incêndio na Cidade do Samba, onde três escolas foram prejudicadas - Portela, Grande Rio e União da Ilha, que não serão julgadas, tampouco rebaixadas.


"Com toda certeza teremos um dos desfiles mais emocionantes que a Sapucaí já viu. Por tudo que aconteceu, pela solidariedade que se fez presente na reconstrução das fantasias queimadas, pela garra dos componentes e das comunidades que estão trabalhando 24 horas literalmente, acho que será um desfile histórico", opina. Os desfiles no Rio de Janeiro acontecem hoje e amanhã.

Por Ana Paula de Araujo (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion carnaval são paulo rio de janeiro