Zara: agilidade para oferecer o que é tendência

Zara agilidade para oferecer o que é tendência

Zara na Europa. Foto: divulgação.

Dá para contar nos dedos as pessoas que nunca ouviram falar da Zara. Esta, que é uma das lojas de roupa mais famosa do mundo, atrai um público fiel e que está sempre em busca de peças que traduzam as últimas tendências com muito estilo e sofisticação.

Famosa por seu modelo de negócio revolucionário e adepta do fast fashion, a Zara é composta por uma equipe de criação antenada, ágil e dedicada. Duas vezes por semana, a rede disponibiliza nas araras as últimas novidades das principais passarelas. Inclusive as vitrines das mais de 1.300 lojas espalhadas por 73 países costumam ser as mesmas.

Para que você se depare com uma loja totalmente renovada e em tão pouco tempo, a cada sete dias, a Zara conta com uma equipe gigantesca, composta por mais de 50 mil funcionários, que trabalham na fabricação de tecidos, criação, confecção, linhas de distribuição e entrega. O time de design interno fica instalado em La Coruña, Espanha.

Pertencente ao grupo Inditex, a maior companhia de vestuário do mundo em vendas e segundo lugar em fabricação de roupas, a Zara teve início na cidade de La Coruña, em 1975, comercializando lingerie. Em 1980, chegou a Portugal com algumas peças de roupa, dando início à sua trajetória de sucesso.

Avessa à publicidade, a Zara faz seu marketing dentro das lojas, uma forma de atrair somente o público que realmente aprecia a marca. Por isso, sempre se instala nos melhores lugares e nas ruas mais comerciais. Mesmo sem divulgação, os números da marca são um estrondo: coloca nas ruas cerca de 40 mil peças por ano e fatura quase o dobro das outras marcas que integram a Inditex, chegando a 6 bilhões de euros. Não é à toa que seu fundador, Amâncio Ortega, ex-funcionário de uma camisaria, está entre os homens mais ricos do mundo.

A Zara é um case de sucesso estudado há anos por profissionais de administração. Alguns detalhes da vida de Ortega e também dos bastidores dessa marca que é exemplo de velocidade e trabalho bem estruturado no mercado da moda chegou a virar livro. "De Zero a Zara" é fruto de uma pesquisa encabeçada pelos jornalistas espanhóis Jesús Salgado e Xabier Blanco.

Segundo o site português Marketeer (www.marketeer.pt), a Zara vai lançar uma loja online, iniciando um novo ciclo na próxima coleção Outono/Inverno. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália integram o leque dos países pioneiros no lançamento da nova ferramenta. Depois será estendida aos demais restantes países onde a Zara está presente. A loja virtual será hospedada no endereço www.zara.com e deve abrigar todas as linhas da rede.

Zara agilidade para oferecer o que é tendência

Zara na Ásia. Foto: divulgação.


Outra meta da Zara para esse ano é chegar à Índia. As primeiras cidades a receber as famosas lojas serão Nova Deli e Bombaim.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda tendências estilo zara fast fashion