Xales - aprenda a usar!

Xales  aprenda a usar

Foto Divulgação/ Cori

O xale, uma peça muito antiga, de origem persa, sempre traz um ar elegante e charmoso ao visual. Retangular ou triangular, ele é perfeito no inverno, é quase como um abraço quentinho!

De acordo com Elizangela Teixeira Gomes, professora de moda da Escola Sigbol, antigamente o acessório era feito de cashmere, uma lã bem fininha, e usado desde o século XVIII. “Geralmente, eram todos decorados com bordados bem coloridos, sempre ligados aos efeitos da natureza. Eles foram levados para a Europa e acabaram se tornando moda para o século XIX”, conta.

A especialista indica o uso de xales em composições básicas, como jeans e camiseta. No entanto, é preciso cautela na hora de usá-los. A peça deve ter um tecido bem fino, leve e não pode resultar em um nó enorme e volumoso. Uma outra dica é pegar o acessório, enrolá-lo sobre os ombros e observar o volume que ele vai dar. “Se der um volume muito exagerado, não é indicado. É recomendado que ele fique suave no pescoço. Além disso, uma pessoa com estatura mais baixa deve escolher um xale curto”, explica a professora.

Na hora de compor o look, também é importante estar atenta ao contraste. “Se você está com um visual neutro, o ideal é utilizar o xale com uma cor mais vibrante ou o inverso. Ele ainda será aproveitado no verão, como saída de praia, se for o mais fininho”, afirma Elizangela.

Os xales podem ser pretos, brancos, com fundo branco e bolinhas pretas, xadrez, coloridos, com detalhes florais, em tom neutro e até na cor rosa, para compor um ar romântico.

Fernanda Cordeiro, coordenadora de moda da editora Profashional, explica que o acessório é indicado para qualquer momento do dia, mas isso depende do tecido e da estampa.

Para a noite, o tecido deve ser mais fino, brilhoso e sem estampa. Neste caso, recomenda-se usar o xale com vestido, preso com broche ou caído sobre o ombro, preferencialmente na cor escura. Durante o dia, o visual pode ser mais misturado. “Pode equilibrar uma blusinha florida com um xale xadrez, por exemplo, combinando os tons. Mas o mais seguro é a camiseta branca com o xale, dando o toque especial”, afirma a especialista.

Sabendo compor diferentes xales, você pode fazer o milagre da multiplicação no seu guarda-roupa. Em um look básico, é só combinar com um xale de cor preta, branca, com fundo branco e bolinhas pretas, xadrez, colorida, com detalhes florais ou em tom neutro e variar suas produções. Mas lembre-se, ele não é indicado para todas as mulheres. Quem tem o pescoço muito curto não deve utilizá-lo, pois diminui a silhueta.

Fonte - MBPress

Comente