Vestígios bar - o que é isso?

Bar  instalação by Jum Nakao na SPFW

Bar - instalação by Jum Nakao na SPFW

O estilista Jum Nakao não está nas passarelas desta edição da SPFW, mas marca presença na Bienal com a instalação e performance Vestígios Vestíveis. A ideia é explorar a relação dos convidados do evento com o espaço físico, tendo como pano de fundo o tema do SPFW deste ano, "Anima".

Visualmente a performance é assim: as pequenas arquibancadas são ocupadas livremente pelos convidados, como uma sala de desfile, mas na passarela, no lugar de modelos, uma espécie de bar vazio, com jeitão de pós-festa, objetos espalhados, engradados de bebidas, entre outras coisas jogadas.

No decorrer dos seis dias do evento, o bar vai se modificando, sendo literalmente "vestido". Através de técnica especial de costura e modelagem, e utilizando-se de murim cru, os objetos sofrerão trabalho minucioso, pelas mãos do próprio Jum Nakao.

Vestígios Bar  instalação de Jum Nakao na SPFW

Vestígios Bar - instalação de Jum Nakao na SPFW (foto Karina Conde)

Na primeira vez que o artista esteve no SPFW, com o desfile A Costura do Invisível, ele foi assunto para muitos debates quando modelos rasgaram em cena vestidos feitos de papel lindamente confeccionados. Alinhavar moda e arte é caminho fácil para Jum. Ele pensa "fora da caixa", consegue ver além...

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: moda arte jum nakao bienal spfw 2011