Vestido polêmico: azul e preto ou dourado e branco?

Reunimos explicações científicas para decidir de uma vez por todas: qual a cor do vestido
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
vestido-branco-azul

Foto - Reprodução/Lindsay Maden

Preto e azul ou branco e dourado? Desde a noite de ontem (26/02) um vestido polêmico vem dando um nó na cabeça dos internautas. Tudo começou quando uma usuária da plataforma Tumblr postou a seguinte foto com um questionamento : afinal, de que cor é esse vestido?


vestido-branco-azul

Foto - Reprodução

A peça foi usada por Celica Bleasdale, mãe da noiva em uma cerimônia de de casamento na Escócia.

Poucas fotos foram o suficiente para enlouquecer a internet, que não chega a um consenso de qual a verdadeira cor do vestido. A discussão entre as possíveis cores, virou um dos temas mais compartilhados nas redes sociais. 

vestido-branco-azul

Foto - Reprodução

O efeito da roupa na foto segue a mesma linha das fotos que geram ilusão de ótica. Alguns especialistas já se manifestaram na rede com o objeto de desvendar o segredo do vestido.  Um deles foi a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch. Segundo ela, após análise, todos os tons da cor do vestido são azuis, e não brancos. 

Ao aumentar a saturação - tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos.

Em contrapartida, usuários do Tumblr também encontraram o vestido em preto e azul a venda. Tem gente que alega que trata-se de duas peças diferentes em cada uma das fotos.

vestido-branco-azul

Foto - Reprodução

A imprensa conseguiu encontrar Celica, a mulher que usou o vestido. Ela diz que é azul. E você, o que acha?

Como podemos explicar?

De acordo com o site de tecnologia Wired.com, como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. 

Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas no pôr do sol.

Por isso, algumas pessoas enxergam azul no vestido mas seus cérebros ignoram isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas veem branco e dourado.

Dependendo do contexto, nosso cérebro pode tentar "interpretar" as cores por si próprio, como explica este artigo publicado na revista Cell.

Evoluímos para enxergar à luz do sol, que vai mudando de cor dependendo da hora do dia. Então, estamos acostumados a tentar compensar possíveis distorções que a luminosidade provoque na cor dos objetos.

"As pessoas podem descontar o lado azul, que neste caso faz com que elas terminem vendo branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que faz com que elas vejam azul e preto", disse o neurocientista Bevil Conway à Wired.

Isso depende não só de aspectos do ambiente como também da constituição particular de cada olho humano. A idade também pode influenciar. Em geral, de acordo com a Time, quanto mais velho o observador, maior a propensão para ver branco e dourado.

Coisas que confundem o cérebro

Deixando de lado a polêmica do vestido, existem outras imagens que também mexem com a cabeça de muita gente. São ilusões de ótica, veja a seguir:

Uma rosto no café

vestido-branco-azul

Foto - Reprodução

Se você olhar bem é possível ver um rosto formado pelos grãos de café.

Parado ou em movimento?

vestido-branco-azul

Foto - Reprodução

As diferenças entre luz e sombra criam mini movimentos involuntários nos olhos, causando a sensação de movimento.

Cores que enganam

vestido-branco-azul

Foto - Reprodução

Nesta espiral, o “verde” e o “azul” são a mesma cor. O que acontece é que o nosso olho percebe as cores uma em relação às outras. Como as listras são muito fininhas, essa comparação “confunde” o tom de verde.

Dinossauro de papel

Parece um brinquedo, mas na verdade é uma dobradura!

Por Thamirys Teixeira 

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: polêmica vestidos