Vendedoras que usam a marca da loja - você gosta?

Vendedoras que usam a marca da loja

Se você vai a uma loja e vê a vendedora usando a roupa da marca, qual a sua reação? Pois bem, um estudo divulgado no Journal of Consumer Research concluiu que clientes insatisfeitas com sua aparência estão mais inclinadas a recusar a compra caso a vendedora ou outra cliente estiver usando a mesma peça que ela escolheu.

Isso aconteceria nos casos em que a consumidora está com uma baixa autoestima e com o ego abalado. Assim, sempre que essa mulher escolher uma peça de roupa que goste, mas que outra cliente estiver experimentando ou a vendedora estiver usando, ela acha que fica melhor no corpo dela do que no seu e desiste da compra. Essa comparação apenas denigre a sua própria imagem e é resultado de muita insegurança.

A psicóloga Marisa de Abreu nos explica: "Com certeza, essas consumidoras quando olham a vendedora usar a mesma peça de roupa que poderiam comprar e se recusam é porque não querem se ver na mesma posição social, obviamente a questão é a referência".

Para a especialista, é uma questão 100% social: "Vai depender se o público da marca se vê acima ou abaixo da vendedora. Tem pessoas que acham legal na representante da loja e compram, outras podem se sentir ofendidas em usar a mesma marca que a vendedora está usando", esclarece.

De acordo com as regrinhas básicas de publicidade, você nunca compra um produto, você compra a imagem dele, a idéia e, por isso, a psicóloga se volta mais para o valor ideológico da aquisição na compra: "É capaz de uma loja vender o mesmo produto que a outra, mas pelo fato de ser três vezes mais caro, ela venda mais", argumenta Marisa.

Isso fez com que algumas lojas evitassem que as vendedoras usassem as roupas da marca, da mesma forma que criaram provadores separados para que uma cliente não visse a outra provar a mesma peça.

Porém, essa pesquisa nos deixou com uma pulga atrás da orelha. Até que ponto nós mulheres deixaríamos de comprar algo apenas por esse motivo? Conversamos com a gerente da loja Opera Rock do shopping Center Norte, Luciana de Oliveira, que nos revelou o motivo pelo qual a loja faz questão que as vendedoras usem as roupas da marca, contrariando totalmente a pesquisa americana.

"Muitas vezes o cliente usa o que a gente está usando", diz Luciana. "Semana passada uma menina veio e comprou todo o meu look, apenas porque gostou e isso é o que mais acontece aqui na loja". Essa publicidade é usada em muitas outras empresas e se alguém diz que pode atrapalhar nas vendas, é balela! "Muito pelo contrário, o cliente olha, vê que ficou legal e quer comprar igual, nós somos a vitrine", explica a gerente.


Portanto, concluímos que o resultado da pesquisa até pode acontecer em casos raros, mas está longe de interferir o suficiente no visual das vendedoras e principalmente no livre arbítrio das consumidoras! Experimentou e gostou? Pode levar para casa sem medo, afinal o que importa é se você se sentiu bem com o seu look, independente se ele estava ou não na vendedora.

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente