Valentino - The Last Emperor

Valentino é um dos mais importantes nomes da moda. O sobrenome, Garavani, não precisa ser mencionado, já que sua importância é tanta que apenas o primeiro nome já o identifica.

O couturier italiano ficou famoso por seus modelos femininos e pela paixão pela cor vermelha. Vestiu estrelas para inúmeros eventos do tipo "red carpet" e seus modelos viraram ícones - quem não se lembra do vestido preto e branco, vintage, que Julia Roberts vestiu quando ganhou o Oscar pelo filme "Erin Brockovich"? Apesar de aposentado, seu nome será eterna referência de moda e o conhecimento de seu trabalho é fundamental para estudantes e interessadas no assunto.

Uma boa forma de conhecer um pouco é assistindo ao documentário "Valentino - The Last Emperor"(http://www.valentinomovie.com/#home), que eu tive o prazer de assistir enquanto estive em NY. Por isso, reproduzo aqui as minhas impressões a respeito da obra:

Era tudo que esperava e muito mais! Bateu até uma pontinha de tristeza por ver "o último imperador" se aposentando e por pensar na grande perda que isso representa, por ver o fim de uma era no mundo da moda.

Por outro lado, foi enriquecedor ver o processo de criação e de fabricação, das peças de uma coleção de alta-costura (todas feitas à mão, a única máquina de costura da maison nunca foi utilizada) por um couturier de verdade - o último grande couturier, como o documentário frisa o tempo todo.

Além de observar a relação de Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti e constatar que um, definitivamente, não se tornaria metade do que é, sem o outro.


O DVD do documentário, um "must watch" para quem trabalha, estuda ou apenas se interessa por moda, já está à venda. Infelizmente, não existe ainda uma versão com legendas em português - só está sendo vendido em sites internacionais, como a amazon.com, mas se você tiver uma boa compreensão do inglês, faça o investimento!

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: ericaminchin@yahoo.com.br

Comente