Trench coats, jaquetas e miniponchos

Trench coats jaquetas e miniponchos

Foto Divulgação

No Brasil não existe uma estação fixa. Mesmo no outono, a gente ainda se surpreende com dias mais quentes. Mas de uma hora para outra, a temperatura cai e, sem dúvida, a gente vai querer sacar aquele super casaco do guarda-roupa.

Este ano, a influência dos trajes militares é bastante forte, principalmente nos casacos de lã, sarja e algodão. Detalhes nas golas, bolsos e lapelas compõem o tipo de casaco conhecido como trench coat (casaco de trincheira), peça coringa nos modelos reto ou marcando a cintura. “Ele não deve ter necessariamente características militares, há também os modelos mais clássicos”, acrescenta Tatiana Putti, coordenadora de moda do Senac São Paulo.

Alguns deles estão na coleção de Marcos Ferreira. O estilista mineiro investiu no 7/8, até os joelhos, que, aliás, é o comprimento da vez. “Este casaco pede uma segunda peça por baixo: vestidos, calças ou até saias mais curtas com a meia combinando com o sapato, fechado ou com uma pequena abertura na frente. Quem gosta de um estilo mais criativo e moderno usa com galochas”, explica.

Tatiana sugere trench coats de tons neutros como, preto, cinza ou areia, mais fáceis de combinar. Para as mais baixinhas, tons escuros e sapatos com salto. “O mais importante é escolher aquele que combina com o estilo de cada um”.

Ainda na linha de casacos retos e compridos, a coleção de Ferreira também inclui os mais descontraídos, que parecem capas de chuva impermeáveis elaboradas. Destaque para o modelo parka e outros mais esportivos.

Os bem curtinhos também fazem sucesso nas lojas. Apelidados de casaquetos ou pelerine, são feitos com tecidos mais leves, ombros caídos e formas arredondadas, com detalhe para as mangas mais largas e curtas. Para Marcos Ferreira são “à moda império”, pois se trata de uma releitura dos liquettes, espécie de camisa ampla com abotoamento diferente, muito usada no século passado. Hoje em dia são usados com vestidinhos, saias e até pantalonas.

Há também os casacos um pouco mais compridos e acinturados, como na linha Naguch, cheio de botões, geralmente da mesma cor do casaco. Outros que já ganharam as lojas são os miniponchos. Também chamados de capinhas, eles dão charme ao visual e combinam calças ou vestidos - ótimos para esquentar. De botões, tricô, zíper ou lã, devem ser usados com cuidado para quem está acima do peso.

As jaquetas nunca deixam de ser fashion. Neste inverno, elas lembram bastante o look motoqueiro dos anos 50. São mais curtas e de couro, algumas alcochoadas como na coleção da marca Damyller. Podem ser brilhantes ou opacas. Mas se usadas com calças skinny, pantalonas ou saias-lápis remetem ao estilo anos 80.

Fotos -

Em cima (Da esquerda para a direita) -

Casaco Cinza (Naguchi)

Coleção BobStore

Em baixo (Da esquerda para a direita) -

Trench Xadrez Roxo - Marcos Ferreira

Trench Colorido - BobStore

Por Juliana Lopes

Comente