Trajes de Cena, de Christian Lacroix

Trajes de Cena de Christian Lacroix

Foto/Divulgação

Considerado um dos estilistas mais influentes no universo da moda, Christian Lacroix ganhou fama por reiventar a alta-costura, levando às passarelas do mundo vestidos que exibem o requinte de tecidos volumosos e a exuberância do preto e do vermelho. A inspiração vem da rica e ousada cultura espanhola, com seus vestidos esvoaçantes, cores fortes, pedrarias e muita sofisticação.

Quem gosta de acompanhar o trabalho do estilista vai observar uma outra face de suas criações. Antes de criar a sua grife de alta costura, Christian Lacroix já trabalhava nas coxias dos teatros e em seus ateliês de costura. Uma mostra do resultado está na Exposição Christian Lacroix - Trajes de Cena (evento que faz parte do Ano da França no Brasil) a partir dia 24 de agosto no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo.

[galeria]

São cerca de 100 trajes e 80 desenhos originais imaginados pelo estilista para óperas, ballets e peças, entre as quais: Fedra, de Racine, para a Comédie-Française, Paris, 1995 pela qual ele recebeu seu primeiro Molière; Cosi fan tutte, de Mozart, para Théâtre de La Monnaie, Bruxelas, 2006; Carmen, de Bizet, criada para Arène de Nîmes, 1989; Sherazade, ballet de Blanca Li, para a Opéra National de Paris, 2001.

Christian vestiu cantores, bailarinos e atores para dar vida a personagens de obras líricas, coreográficas e teatrais, apresentadas na França e toda a Europa. Trajes que são verdadeiras esculturas, em variados formatos e volumes, repleto de rendas.


Em 2007, ele realizou o sonho de ser curador, quando ficou à frente de duas exposições em comemoração aos 20 anos de sua maison. Além desta mostra que prossegue até o dia 02 de novembro no Museu de Arte Brasileira da FAAP (Rua Alagoas, 903 - Higienópolis), ele também promoveu a “Christian Lacroix, Histoires de Mode”, realizada no Musée dês Arts Décoratifs, em Paris.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion christian lacroix