Traje de Passeio Completo X Esporte fino

Traje de Passeio completo X Esporte fino

Traje Passeio Completo pede tecidos mais nobres em vestidos longos ou curtos. Foto: desfile Samuel Cirnansck/arquivo MBPress

Quem é que nunca cometeu a gafe de aparecer num evento com roupas muito sofisticadas - ou simples demais - em relação aos outros convidados? Dá vontade de sair correndo, não é? Isso porque ficamos com vergonha quando estamos com roupas simples, parece que não estamos à altura da comemoração; já quando aparecemos arrumadas demais, parece que somos esnobes e que nos preparamos para a festa errada...

A dúvida sobre o que usar nos mais diferentes tipos de eventos para os quais somos convidadas é mesmo cruel. A coisa complica se nos enviam um convite sem referência ao traje apropriado, ou pior, se não entendemos o que determinado tipo de traje significa. Por exemplo, você sabe a diferença entre um traje de passeio completo e um esporte fino?

Se a resposta for não, calma. O Vila Fashion foi atrás de quem entende do assunto e traz dicas para tirar essa dúvida. O primeiro passo é - claro - saber o estilo da comemoração, o que não é difícil. Dê uma olhada no convite ou pergunte se o evento é de dia ou à noite, quem vai estar presente, e principalmente o que será festejado.

Feito isso, mãos à obra! Para escolher a melhor roupa, saiba que o famoso traje de passeio completo é aquele mais social, para ocasiões formais: casamentos noturnos, consertos, jantares formais, formaturas, festas de debutante, óperas. Comemorações tão sofisticadas merecem que você capriche no visual. "Use tecidos nobres, como a seda ou cetim. Prefira vestidos longos ou curtos, porém de festa. Eles podem ter brilhos e pedrarias, nada em exagero", diz a personal stylist Michèle Neyret.

Para completar o look, ela sugere acessórios discretos, como uma carteira menor. As joias devem ser elegantes, assim como os sapatos - com pedrarias e brilhos; calçados prata ou ouro velho são uma boa pedida.

Agora, se você está planejando ir a um casamento durante o dia, coquetel, reunião de negócios ou festa pequena, o mais indicado é o traje esporte fino. "Como são ocasiões menos formais, as mulheres podem até usar uma calça de tecido sofisticado. Mas, para não errar, a dica é ir de vestido longuete ou curto, de acordo com o gosto de cada uma", afirma a personal stylist.

Nos pés, aposte numa sandália bacana, mas não com pedrarias ou brilhos. Até mesmo um bonito pep toe ou até uma sapatilha mais chic - obviamente, não aquela que usamos para ir até a padaria - podem completar o visual. Porém, cuidado com a escolha do calçado. "O ideal é usar um salto, que pode ser médio, inclusive. Só não vale plataforma", alerta Michèle.

Para combinar com o traje esporte fino, use um make leve, com cores claras, principalmente se o evento for durante o dia. Um coque ou rabo de cavalo bem feitos caem bem com esse tipo de look.

Com o traje de passeio completo, o make pode ser mais marcado, já que normalmente a comemoração é mais formal e acontece durante a noite. Os tons escuros e carregados estrategicamente na boca ou nos olhos devem fazer sucesso. O penteado pode ser elaborado, como uma trança embutida.


Anotou as dicas? Então, capriche no visual, fique bem à vontade e divirta-se, seja qual for o evento!

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente