Termos do setor têxtil

Antimicrobial, Denier, jersey, elastano, microfibra, nylon...Confira aqui alguns termos do vocabulário do setor têxtil.

Algodão - fibra natural de origem vegetal, foi uma das primeiras fibras a ser usada pelo homem na fabricação de roupas e seu uso mais antigo está estimado entre 5000 a 3000 a.C. Dependendo do tipo e da região em que foi produzido pode ter diversos comprimentos. Fibras longas, fios finíssimos, formam tecidos leves e delicados como os feitos de Algodão Pima ou Egípcio.

Antimicrobial - tratamento químico aplicado no fio ou tecido com o objetivo de prevenir a proliferação de bactérias a partir do suor e combater o mau cheiro causado pelo desenvolvimento de microorganismos em roupas e meias.

Denier - é a unidade usada para medir a grossura dos fios utilizados na fabricação de tecidos ou meias. Significa o peso em gramas de 9 mil metros, medida que serve apenas para fios de filamentos contínuos, como seda, poliamida, poliéster. Exemplo: em uma meia-calça 20 denier utiliza-se um fio de 20 gramas em 9 mil metros. Quanto mais fino o fio, menor é o número em denier.

Jersey - é uma das construções mais clássicas de tecido. É uma construção lisa de malharia (circular ou retilínea), na qual todas as malhas do tecido são iguais e o tecido apresenta o lado direito diferente do avesso.

Elastano - foi descoberto no final da década de 1950 e revolucionou a moda desde então. É o nome genérico para todo fio de propriedade elástica cuja composição química seja de, no mínimo, 85% de poliuretano segmentado.

Microfibra - nome genérico dado a qualquer fibra sintética cujos filamentos são tão finos quanto a seda, podendo chegar a ser até 30 vezes mais finos do que um fio de cabelo. É um tecido suave, leve e respirável.

Nylon - nome popular da poliamida, descoberta no final da década de 30. Esta fibra química sintética é produzida a partir do fenol, derivado do petróleo.

Fonte - Glossário de Moda Lycra / Invista

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: moda tecidos jersey elastano meia calça