Tendências para o inverno 2012

Tendências para o inverno 2012

Saia na canela vai tomar o lugar da longa. Foto: desfile Marc Jacobs/ reprodução FFW

Recatada. Assim será a mulher do próximo inverno de acordo com as tendências reveladas pelo Caderno de Tendências do Inverno 2012 do Senai. Quem acompanha moda sabe que o caderno chega bem antes da estação, como uma forma do mundo da moda preparar suas peças de acordo com o que será usado.

O Vila Fashion selecionou as tendências mais fortes e adianta para você durante palestra apresentada pela consultora do Senai Letícia Diniz. Entre os destaques estão, como já dito, a mulher mais recata com roupas bem fechadas, referências masculinas e muitos detalhes. Veja as outras:

Costume: o terninho vai aparecer de todas as maneiras, mais curto, com um ou dois botões, mais longo, com ou sem cintura marcada. A maneira de usar é que será o diferencial: com a manga dobrada ou arregaçada.

Capa: entre os casacos pesados o destaque fica por conta dos modelos que lembram capas com golas arredondadas.

Guarda roupa masculino: como nos anos 40 as mulheres vão usar terno 3 peças completamente masculino (somente a modelagem será ajustada) com blazer, calça e até colete.

Renda: continuará forte e como o inverno pede, em cores escuras. Fundo nude com renda preta é combinação bastante comercial e que deve fazer bastante sucesso.

Saia longuete: a saia na altura da canela deve tomar o lugar da peça mais longa.

Camisas sociais: os modelos mais vistos serão os fluidos e transparentes. A ideia é que elas sejam usadas totalmente fechadas, inclusive até o pescoço e punhos - elemento para a tal mulher recatada que será o símbolo da estação.

Fichu: para quem nunca viu, o acessório lembra um babador e era usado em séculos passados. Agora ele aparece cheio de babados e não como um acessório solto, mas possivelmente em blusas e camisas.

Plissados: tanto em saias quanto em blusas.

Leve com pesado: a mistura do leve com o pesado já é tendência há algum tempo na composição de looks (uma peça leve combinada com uma pesada), mas agora a mistura será feita em uma única peça. Por exemplo na mistura de tecidos como couro e moletinho e na aplicação de reforços nos cotovelos dos costumes, por exemplo.

Cores: a cor da estação deve ser o azul nouar, um tom que chega perto do conhecido azul petróleo - ficando entre o azul e o preto. A cor é bastante elegante e será muito usada com preto, marrom e vermelho (navy). De resto, as cores serão bem clarinhas.

Xadrez: como já acontece há algumas temporadas o xadrez vem com tudo, desta vez o destaque vai para a padronagem tartã.


Jeans: os modelos terão muitos detalhes e aplicações como mais de um ziper ou um bolso sobre o outro (mesmo que tenham como única função enfeitar).

Laços: vão aparecer tanto na cintura quanto no pescoço, bem lady like!

Por Larissa Alvarez

Comente