Tendências em sapatos, bolsas e acessórios

Tendências em sapatos bolsas e acessórios

Divulgação/ Itten

Esta semana, em São Paulo, mais uma vez a moda ganha espaço. Agora, mais de 100 nomes desse universo se reúnem na TM Fashion para mostrar as tendências que devem estar nas ruas nas próximas estações. A feira está na sua segunda edição e conta com grifes de sapatos, bolsas e acessórios. Mas como nem todo mundo pode estar por lá, o Vila Fashion foi perguntar para alguns expositores o que vai virar moda quando a primavera e o verão chegarem.

Joana Mourão, diretora comercial da grife Cláudia Mourão, adianta que o verde estará com tudo! Segundo ela, a preocupação com o planeta e a consciência ecológica vai invadir o mundo da moda e colocar tons de verde e azul nas peças. Tons terrosos e naturais e texturas primitivas, remetendo à autenticidade do rústico, com palhas e tramas, também devem fazer bonito. Estampas inspiradas no mar também devem vir com tudo.

A coleção de bolsas e sapatos Cláudia Mourão ainda vai abusar do romântico, com laços e rendas, e não deixou os detalhes em metal de lado. “Os banhos variam no ouro light escovado, níquel e o cobre”, conta Joana. Os couros, mais uma vez com um olho na natureza, vão ter estampas de cobras, jacarés e onças. “Feminilidade e dinamismo são os ingredientes primordiais da nova coleção. O glamour e a sofisticação foram às referências para a tendência desse verão”, adiantou Joana.

Tendências em sapatos bolsas e acessórios

Divulgação/ Lis Somin

E sabe onde tudo isso vai aparecer? Prepare-se para carregar maxi-bolsas, que voltarão com tudo, e mini-bolsas, tipo carteira, que prometem manter a majestade. Nos pés, saltos altos, baixos e rasteiras, com aplicações de pedrarias, couros trabalhados e elásticos. “Na moda de hoje, variedade de materiais, modelos diferenciados de sapatos, bolsas e acessórios fazem com que a mulher se sinta feminina, linda e, acima de tudo, confortável”, opina.

A Ittem Calçados, que também vai estar na TM Fashion, adianta que texturas como lonas emborrachadas, trabalhos manuais em tear, tranças e tricôs devem aparecer nos pés. “Estampas de python (cobra) e trabalhos em fitas também fazer parte da coleção da Ittem”, diz Guilherme Homci. Segundo ele, a moda do verão será confortável, com saltos baixos e transados e anabelas de todas as alturas. “Rasteiras e sapatilhas são ótimas para o dia-a-dia, assim como saltos médios ficam bem para uso no trabalho. Esses permitem conforto durante o expediente e um visual chic para um happy hour”, indica.

Quando o assunto sai dos pés e sobe para o resto do corpo, é importante atenção. Afinal, os acessórios podem iluminar ou estragar uma composição com a mesma facilidade. A designer Andréa Mader adianta que a tendência é misturar materiais e fazer combinações de cores que conotem a diversidade e a pluralidade cultural. “Estamos num mundo sem fronteiras e temos que traduzir isso para o mundo fashion”, diz. Segundo ela, as maxibijus são mesmo tendência no próximo verão e ficam perfeitas para completar looks mais básicos.

Mesmo com essa tendência certa, Andréa lembra que nem sempre um acessório que fica bem numa mulher combina com outra - tudo depende do estilo. “Vale ressaltar a importância da compra personalizada e ter no guarda-roupa algo distinto e único, e que tenha sua personalidade. Peças exclusivas devem ser prioridades nas próximas coleções. O mundo está globalizado, mas não podemos perder a identidade”, filosofa.

A estilista Rose Figueiredo, da Designer Uluart, finaliza as dicas dizendo que tecidos leves e transparentes, com estampas florais e coloridas vão desfilar tanto na primavera quando no verão 2010. E lembra: nada colado no corpo. A onda é a modelagem solta, grande. Ela aposta ainda em lenços leves e brincos grandes, concordando com Andréa. A coleção da Uluart foi buscar na África um pouco da arte tribal. E, assim como Cláudia Simões, reverencia o natural.

Pelo jeito, o próximo verão vai ser mesmo melhor amigo da natureza, do conforto e da simplicidade. Combinar tudo com um acessório de parar o trânsito vai deixar sua estação ainda mais charmosa.


A TM Fashion acontece até o dia 15 de julho, no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente