Tendência de inverno - recortes em cores contrastantes

Tendência das semanas de moda Recortes

Desfile Cholet/Foto: AgNews

"Mais uma espectativa que se confirma! Como já contei para vocês, uma proposta forte (e até nova, de certa forma) que vemos nesta temporada são os recortes em cores contrastantes, colocados estratégicamente nas peças.

No Rio, algumas marcas fizeram, como a Filhas de Gaya, mas quem deu maior ênfase à "tendência" foi a Cholet. Já em São Paulo, a estética sempre foi bem forte nas coleções de Pedro Lourenço, mas ainda aparecia tímida em outras passarelas. Até ganhar espaço na Triton.

No quesito "mensagens", a geometria e o contraste criado por estes recortes agregam um ar mais cosmopolita e distante para qualquer produção. Se esta é a imagem que você gostaria de transmitir, saiba que a proposta é fácil de ser adotada. Mas como tudo na vida, pode ficar ainda melhor se seguirmos alguns cuidados:

- quando os recortes são verticais, como em muitas calças da Triton, Pedro Lourenço e Cholet, por exemplo, alongam e afinam uma determinada região. Ou seja, essas calças são ideais para quem possui pernas mais curtas e largas (exceto os que começam com recortes horizontais na altura do quadril).

Recortes em cores contrastantes

Desfile Triton. Foto: AgNews

- quando eles vêm mais escuros e em formatos arredondados, a parte clara com a qual contrasta destaca ainda mais uma determinada região. Como o vestido de Pedro Lourenço, que destaca seios e barriga e é mais adequado para as mais magrinhas, de corpo retangular, ou ombros mais largos que o corpo bem estreito.

Tendência das semanas de moda Recortes

Desfile Pedro Lourenço. Foto: AgNews

- os recortes horizontais também alargam e encurtam o pedaço do corpo em que se encontram. Esta calça do Pedro Lourenço, por exemplo, diminui as pernas.

Tendência das semanas de moda Recortes

Desfile Pedro Lourenço. Foto: AgNews

- aposte nesses recortes para criar uma ilusão de ótica que solucione algum desconforto. Um exemplo é este casaco da Cori, perfeito para a mulher com quadril mais largo que os ombros.Suas linhas criarão o efeito oposto, amenizado as proporções do corpo triangular invertido.

Tendência das semanas de moda Recortes

Desfile Cori. Foto: AgNews

- para sair do lugar comum, aposte em modelos com estampas ou texturas, ao invés de modelos completamente lisos. Pedro Lourenço e Iódice trouxeram boas opções seguindo esta linha. Caso queira apostar nos lisos, escolha modelos com tecidos de pesos diferentes, como alguns da Triton.

Tendência das semanas de moda RecortesTendência da

Desfile Iódice/Triton. Foto: Fotosite/Agnews


- na hora de combinar peças avulsas (calças, blusas, saias), invista em complementos estampados, que possuam as mesmas cores da peça bicolor

Tendência das semanas de moda Recortes

Foto: AgNews

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente