Substituindo o Jeans nosso de cada dia

Há alguns dias a vilamiga Glau deixou um recado na minha página, pedindo para que eu sugerisse maneiras de substituir o jeans.

"(...)Eu moro no sul do Brasil, uma região fria e úmida a maior parte do tempo, mesmo nos dias de sol, durante a manhã e no final da tarde esfria bastante, por isso não tenho muita oportunidade de usar vestidos e saias, sendo que o jeans é a peça que mais uso. Chego até a carregar sandália no carro pra usar durante a tarde e depois que esfria coloco a bota novamente. Por isso eu gostaria de ler uma matéria que aborde alternativas para substituir o jeans, tecidos mais grossos para os dias de frio e mais leve para os dias de "calor" e que posam ser usados com blusinhas, camisas, salto, sandálias, etc.

Na verdade eu já estou cansada de usar jeans azul escuro, azul claro, lavagem assim, lavagem assada... quero fugir do jeans um pouco.(...)"

Eu adorei a sugestão de tema, principalmente porque o jeans não se adequa em muitos ambientes profissionais. Para substituir, o brim, o crepe e o gabardine são ótimas escolhas porque se adaptam bem à essa mudança de temperatura. Já nos dias muito frios, a calça pode ser de lã - mais sofisticada e quente.

E não precisa ser preta! Tons de cinza e marrom são neutros e permitem várias combinações - assim como o marinho. Riscas de giz, xadrez e listras também podem render combinações interessantes. Se escolher calças brancas, preste atenção se ela não está transparente e ressaltando detalhes que não deveria.

Como os tecidos são menos esportivos que o jeans, as calças podem ser combinadas com blusas mais arrumadas, de tecidos mais nobres como musselines, ou camisas e camisetas básicas, depende se o look procurado é mais formal ou despojado.


Para quem vive em lugares em que as quatro estações aparecem em um único dia, como a Glau, os lenços são sempre bem-vindos. Quando estiver muito quente, o lenço pode ser amarrado como uma faixa na cabeça, ajudando a prender o cabelo, ou enfeitando a bolsa, e quando esfriar ele volta à aquecer o pescoço.

Selecionei no Closet Virtual seis looks, dois com cada calça - clara/areia, cinza e branca.

[galeria]

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente