SPFW: números do evento

SPFW números do evento

Bienal durante o SPFW inverno 2010. Foto: Karina Conde.

Quem trabalha direta ou indiretamente com moda não tem dúvida nenhuma de quanto a SPFW faz diferença, mas a verdade é que o evento movimenta a vida de muito mais gente e também muito dinheiro.

Para se ter uma idéia, de acordo com a SPTURIS, o SPFW faz a cidade movimentar mais de R$ 1,8 bilhão, sendo que R$ 85 milhões correspondem à movimentação direta em virtude de receber um público de aproximadamente 100 mil pessoas, destes 38 mil são turistas nacionais e internacionais.

Dados como esses comprovam o status de a capital paulista ser a principal cidade latino-americana quando o assunto é moda, segundo pesquisa recente da Global Language Monitor. No levantamento, que procura palavras e citações referentes à moda na mídia e na internet, São Paulo pulou do 33ª posição para a oitava colocação.

O turismo gastronômico é outra vertente bastante impulsionada cada vez que a SPFW acontece. Os 12 mil bares e restaurantes da cidade recebem muitos turistas que tem como característica alto poder aquisitivo e ainda costuma freqüentar a noite paulistana, suas boates, galerias, cinemas, entre outros.

Números curiosos da SPFW

Comparecem, a cada edição, em média 150 compradores internacionais, representantes de grandes redes de varejo oriundos da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Índia e América Latina.

A média de jornalistas e profissionais de imprensa na cobertura do evento é de mais de 2.100 nacionais e internacionais cadastrados, de dezenas de países, entre Rússia, França, Japão, Coréia, Itália, Estados Unidos, Alemanha, entre outros.

Aproximadamente 350 modelos desfilam nas passarelas dos desfiles realizados.

São investidos, em média, R$ 8 milhões a cada edição do SPFW. Nesta edição o valor é o maior de todas: aproximadamente R$ 13 milhões de reais.

Desde a primeira edição, o SPFW atraiu mais de 1,8 milhão de pessoas ao Pavilhão da Bienal.

Duas vezes ao ano, o SPFW impulsiona pelo menos R$ 1,8 bilhão em negócios relacionados direta e indiretamente ao evento.

Mais de 5 mil empregos diretos e indiretos são criados a cada edição

As grifes e estilistas que atualmente compõem o SPFW investem nos desfiles cerca de R$ 7,5 milhões por temporada, impulsionando uma rede virtuosa de desenvolvimento, emprego e negócios.


Os principais grupos de comunicação do País também são parceiros do SPFW. Anualmente, são investidos R$ 19 milhões em permutas de espaços publicitários e horas de programação relacionados ao SPFW.

Por Larissa Alvarez

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