SPFW - Exposição retrata o universo criativo

SPFW  Exposição retrata o universo criativo

Vista da exposição. Foto Giseli Miliozi

Uma exposição marcante surpreende logo na chegada da SPFW, "Universo Criativo - Projeto Brasil 02". O que o visitante encontra é o processo de criação de cada estilista exposta contado através de suas roupas, de objetos e depoimentos muito interessantes. Os manequins, fotos e telões com vídeos de depoimentos estão suspensos em andaimes montados sobre um chão de carvão.

O que um criador pensa, o que surge em sua mente, durante o processo de produção e criação de cada peça, além de referências? Uma sutil alusão à transformação do carvão, as ideias brutas, em diamante, que seria a coleção pronta para ser usada na passarela.

O estilista Alexandre Herchcovitch, por exemplo, menciona em seu depoimento, que para ele, o processo de criar é um pouco egoísta e muito particular: para ele seria impossível colocar em prática algo que não retratasse exatamente algo que ele goste. Não existe um público alvo, um eixo, mas a criação em si.

A exposição ocupa o piso térreo e tem 3 mil metros quadrados. A mostra acabou por organizar as imagens e ideias caóticas que envolvem a criação de uma coleção de roupas. No fundo elas são a síntese de algo que começa muito antes. Tudo isso misturado a uma curadoria coletiva da organização do SPFW com os participantes da mostra, em co-produção com a Arte e Ensaio - editora e produtora cultural.

Mais segue o aviso: é preciso ter tempo para aproveitar a mensagem de cada um. Para se ter uma ideia do tamanho da exposição, cerca de 400 profissionais trabalharam na montagem da estrutura.

Por Giseli Miliozi

Comente