Short - a cara do verão!

Short  a cara do verão

Foto: Dreamstime

Ah, o verão! As temperaturas sobrem e, na primeira oportunidade, as barras também! Justamente por isso, uma das peças mais necessárias para sobreviver nesta época do ano é o short. E se antigamente ele só ia para a praia, ao parque e, no máximo, ao shopping, de uns anos para cá a gama de modelos aumentou tanto que podemos vê-los passeando até pela baladinha da noite de sábado. Mas entre tantas opções, você sabe escolher a melhor?

Quem tem a perna mais estreita pode apostar em modelos com detalhes que criem volume, como o cargo, os boyfriends, o saruel e os com barra italiana (dobradinha para fora). Essas opções farão com que o quadril e as pernas pareçam mais grossas e curvilíneas.

Os modelos mais curtos podem beneficiar as mulheres que querem alongar as pernas. Enquanto os mais longos são melhores para quem tem as pernas mais grossas ou alongadas.

Quem se sente mais confortável com bermudas, mas não gosta do ar "careta" que a peça costuma carregar, pode optar por modelos que fiquem mais acima do joelho e que sejam levemente folgados. Além disso, substituir o jeans por outro tecido pode ajudar a rejuvenescer a peça.

Independentemente do seu tipo físico, o ideal é que os shorts tenham ao menos uma folguinha de tecido, já que os modelos mais justos correm grande risco de ficarem vulgares. O mesmo cuidado vale para o comprimento. Por isso mesmo que, apesar de serem vendidas por várias lojas nessa temporada, as hot pants pedem cautela- especialmente para quem não tem pernas extremamente finas.

Quem faz questão de apostar na tendência, pode usar a peça sob vestidinhos mais curtos. Apenas como uma proteção que possibilita maior liberdade dos movimentos e não como parte do look para ser mostrada.

Além disso, é preciso considerar o local onde a peça será usada. Mesmo em cidades mais quentes e em locais de trabalho mais informais, os shorts ainda não são a melhor escolha para o ambiente profissional, já que expõem muita pele e são extremamente casuais. Se a sua empresa permite o uso, opte por um modelo mais comprido e mais formal, como as bermudinhas com construção de alfaiataria.


Para quem vai usá-lo para sair à noite, uma boa idéia é trocar os jeans por materiais mais elaborados - vale apostar até em couro e paetês.

Na hora de combinar, lembre-se da "regra da compensação": quando uma peça revela muito um pedaço do corpo, é mais elegante usar uma opção mais comportada na parte oposta.

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente