Sandália com meia: dá para usar?

Sandália com meia dá para usar

Foto/Reprodução The New York Times

No final dos anos 70, uma novela transmitida pela TV Globo fez sucesso por sua trama e também pelas modas que criou. Uma delas foi o uso de sandália de salto com meia de lurex. Ao fim da novela, o look ficou guardado no baú e agora retornou às ruas.

"Desta vez, a idéia é usar sandálias, sapatilhas, gladiadoras, scarpins e peep toes com meias, desde as curtinhas até as 7/8. É possível também fazer um mix de duas ou mais meias de comprimentos diferentes, como no desfile inverno 2011 de Lino Villaventura, por exemplo", conta a consultora de imagem masculina e feminina, Vanessa Versiani (http://vanessaversiani.wordpress.com).

"No Brasil, este look está voltando, embora já seja visto no exterior há mais de um ano", lembra Vanessa. "Esta moda combina apenas com ocasiões informais. Uma gladiadora com meia 3/4 num casamento não funciona", orienta.

Quase todos os tipos de sandália podem ser combinados com meias. A exceção são os clogs e sapatos abertos atrás. "O melhor é dar preferência para algum calçado com o calcanhar coberto", completa a consultora.

A meia a ser escolhida deve harmonizar com a coloração pessoal de quem usa e também com as cores das outras peças que vão compor o look, dando preferência aos tecidos mais quentes apenas no inverno. "Quando fizer mix de meias, uma opção é usar uma meia-calça e outra que pode ser desde a curtinha até a 7/8", sugere Vanessa. "Mas a meia tem que aparecer!", ressalta.

Sandália com meia dá para usar

L.A. Angeles/Merel K. Reprodução site Lookbook


Vanessa conta que, como toda tendência, esta exige personalidade para segurar o personagem. É preciso usar e sentir-se bem. "Usar por usar, só por ser moda, pode soar forçado e a pessoa vai ficar incomodada com os olhares. Meias com sandálias ainda são pouco usadas no país e muita gente pode achar estranho. Assim, olhares de reprovação vão ser comuns".

E finaliza: "Quem usa tem de saber se está ruim mesmo, se errou em algo ou se está bonito, causando apenas estranhamento em quem só está acostumado a ver modinha óbvia."

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion sandália sapatos novela