Saia longa para a estação mais fria do ano

Saias longas para a moda inverno 2011

Desfile Maria Bonita no Fashion Rio. Foto Agência Fotosite.

O mundo da moda já previu o que vai ser febre no inverno 2011. Saias longas e volumosas prometem fazer bonito na estação mais fria do ano. Os estilistas apostam que as peças trarão sofisticação e elegância.

As saias serão extremamente longas, quase arrastando no chão. Segundo a consultora de estilo, Amanda Medeiros, estas peças são extremamente democráticas, ou seja, todas podem usar. Para mulheres muito altas que querem disfarçar a estatura, a consultora dá uma dica: "Vale brincar com blocos de cores ou com recortes feitos em sobreposições e/ou cintos". Cores diferentes dão a sensação de que a pessoa é mais baixa.

"Para o inverno as saias lisas chegam com mais força. No caso de estampas as melhores são as discretas e suaves, nada muito floral e alegre ao extremo, pois a referência carrega o caráter do verão", diz Amanda. Os tecidos prediletos serão os mais encorpados, como Tricoline com elastano e misturas com algodão.

Para acompanhar as saias longuíssimas um sapato Oxford vai super bem. "É interessante para jogar um contraste na composição, mas o restante do look deve ser mais despojado e menos conservador", recomenda a consultora para quem optar por este calçado. Para os dias frios a melhor pedida é um belo par de botas de cano longo estruturado e justo na perna. "Para os dias menos frios, sapatilhas de gáspea aberta são interessantes", sugere Amanda. É quase impossível errar nos sapatos, apenas lembre-se: nada de salto alto.

Para compor o look aposte nas sobreposições. "Vale jogar com combinações jovens e atuais, quebrando a seriedade da saia com camisetas e/ou jaquetas de couro, ou então trabalhar com a elegância apostando em um blazer bem cortado ou a utilização de camisa com cinto", indica a consultora. "Importante é manipular algum elemento despojado, focando sempre em calçados baixos e sem salto como sapatilhas, rasteiras ou botas de sola lisa", completa.

Não esqueça os acessórios. Braceletes grossos e colares marcantes ficam super modernos. "Use itens de referência étnica ou requintada apenas para quebrar o tom conservador que as saias longaspodem carregar", afirma Amanda. Cintos finos como sobreposição ou grossos e caídos gerando efeito blusê dão um toque especial ao look.


Mas fique atenta: este modelo de saia tende a ressaltar as prováveis gordurinhas do quadril. "O cuidado deve ficar com as saias mais ajustadas, de tecidos que marcam, eles podem revelar certos defeitinhos no bumbum, ou até mesmo no quadril em geral", esclarece Amanda. Para disfarçar use saias mais soltas na silhueta e foque na linha de ombro e colo, disfarçando a região de culote e de barriguinha.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion moda inverno saias saias longas