Roupas de seda - saiba como cuidar das peças

Roupas de seda  saiba como cuidar das peças

Foto: Sigrid Olsson/PhotoAlto/Corbis

As camisas de seda estão fazendo sucesso entre as fashionistas que adotaram a peça como hit da temporada. O tecido coringa dá um ar refinado a qualquer produção, sem falar que são atemporais e ficam lindos, independente da estação ou tendências da moda.

Fresquinhas, elegantes e modernas, as peças em seda são itens obrigatórios nos armários femininos. "Com a seda, a mulher se sente leve e bonita, além de muito confortável, palavra chave para o dia a dia", afirma Kátia Spinola, sócia da e-commerce Le Marché Chic.

Se você já se rendeu à moda, mas não tem a menor ideia de qual a melhor forma de guardar o tecido para mantê-lo sempre lindo, Kátia conta que para conservar roupas que contenham a fibra natural basta seguir três passos simples. Dá só uma olhada!

Guarde o tecido em capas que respirem - Evite o plástico, uma vez que o material potencializa o amarelamento, prende a umidade e ainda causa bolor. Prefira materiais porosos, como as capas feitas de algodão ou TNT. Não esqueça também dos chips de cedro ou bolinhas antitraças para manter esses bichinhos bem longe de você.

Mantenha o tecido em ambiente fresco - Se o seu guarda-roupa estiver próximo a uma parede em que o sol bate diretamente, trate de mudar de posição, o calor que emana pode ser prejudicial às suas roupas de tecidos delicados. Além disso, fibras de seda enfraquecem ao serem expostas excessivamente ao calor. Se precisar passar após a lavagem, certifique-se de que o tecido ainda está úmido, selecione a opção ‘seda’ no ferro e apenas passe o verso da peça.

Lave a sua seda à mão - Essa é a melhor maneira de cuidar desse tipo de tecido. Lavar a seco pode ser arriscado, caso a lavanderia não entenda sobre os cuidados adequados com a roupa. Opte por detergentes para tecidos delicados e utilize uma pequena quantidade, nunca torça ou esfregue a peça. Se não houver outra forma e você precisar recorrer à máquina de lavar, coloque a peça em uma sacola de malha e não use a opção centrifugar, pois ela pode causar marcas irreversíveis no tecido. Usar a secadora também está proibido, pois o atrito pode danificar o tecido.

Por Paula Perdiz

Comente