Roupas com proteção solar

Roupas com proteção solar

Foto Divulgação

Seja qual for o assunto, prevenir é melhor que remediar, se o tema em questão são os perigos do excesso de sol então, não há dúvida. Saiba que há no mercado roupas e acessórios com uma tecnologia especial que garante o bloqueio de 98% dos raios ultravioleta UVA e UVB.

A marca UV line investe nesse nicho e atende as pessoas que não se contentam em apenas passar protetor solar ao sair de casa ou evitar os horários nos quais o sol está mais forte para proteger a pele de possíveis danos. São camisetas, bonés, chapéus, luvas e roupas produzidas com alta tecnologia para proteger dos efeitos solares nocivos à pele.

Os raios UVA atingem a pele da mesma forma durante o inverno e o verão, e sua intensidade aumenta entre 10 e 16 horas. Eles penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo foto envelhecimento, causado pelo sol. Já os raios UVB penetram superficialmente na pele e provocam problemas imediatos como ressecamento, vermelhidão, queimaduras graves seguidas de formação de bolhas, descamação e lesões que podem causar câncer. A incidência dos raios UVB aumenta no verão. Assim como os UVA, sua intensidade é maior entre 10 e 16 horas.

De acordo com a marca UV Line, o algodão que compõe suas roupas é tratado com absorvedor UV (ultravioleta), o que diferencia a proteção oferecida pelos produtos UV Line das camisetas comuns. Além disso, seu tecido é confeccionado com fio à base de dióxido de titânio, especialmente desenvolvido para proteção UV.

Uma camiseta comum, por exemplo, tem o fator de proteção ultravioleta (FPU) de 5 a 7, enquanto uma peça da marca, tratada com absorvedor UV, tem FPU maior que 50. Isso significa que apenas um em cada 50 raios atinge a pele daquele que estiver com a camiseta da UV line.

Selma Cernea, dermatologista e coordenadora da Campanha contra o Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, afirma que essa proteção em camisetas é possível. “É difícil avaliar se elas conseguem mesmo os tais 98% de proteção. Porém, sabe-se que os tecidos são fabricados com a colocação de filtros solares na sua trama”, diz.

Ainda segundo a especialista, qualquer tecido pode proteger as pessoas dos raios solares. “Mas a possibilidade de utilizar estes tecidos [como os da UV Line], confere uma proteção maior. Portanto, é bem interessante”, opina.

As roupas especiais são ótimas para quem tem risco de câncer de pele, pratica esportes ao ar livre ou sofre com a pele muito sensível. No entanto, não exclua o filtro solar dos seus cuidados diários com a pele!

Fonte - MBPress

Comente