Roupas com aplicações: dicas de como usar

Roupas com aplicações dicas de como usar

Foto: Reprodução/ Lookbook/ KillyNicole

A moda das roupas com aplicações não é nada nova e de uns tempos para cá tem adquirido cada vez mais espaço no guarda-roupa feminino. Além de comprar as peças de fábrica já bordadas, a moda instiga a criatividade, permitindo que a mulher dê uma cara nova às peças básicas. Saias, blusas, jaquetas e sapatos ganham spikes, pérolas, cristais e aplicações em crochê e renda.

A professora de moda da Sigbol Fashion Escola de Moda, Haranin Julia Maria, garante que as aplicações nunca saem de moda. Elas apenas mudam de tempos em tempos de acordo com o ciclo da moda do momento.

"As próprias estações instigam essa diferença: a temporada outono/inverno geralmente pede peças com peso visual ou delicadas, mas de uma forma mais puxada para o dramático. A temporada primavera/verão também casa mais com peças delicadas, só que com ares frescos e cores e materiais mais leves", comenta.

Para as altas temperaturas Haranin revela que a tendência é sair por aí usando peças com apliques de pérolas, pedrarias, flores de tecidos delicados e rendas, tudo muito delicado e fresh, em tons leves e de fácil coordenação, pendendo para o clássico/romântico. A professora aposta também em retalhos de organza, renda guipire (em algodão, cetim, seda), musselina e chiffon, principalmente se você pretende brincar com a transparência nas peças customizadas.

Nesse estilo você pode ousar sem medo, pois a professora afirma que todos os tipos de tecidos podem ter os apliques. Entre as peças que mais recebem as customizações estão vestidos, saias, blusas e camisas. "Em camisas de chiffon, que estão em alta desde a estação anterior, os bordados de pedraria e pérolas ficam lindos e delicados!", ressalta.

Na hora de usar as roupas com aplicações para compor o look, tenha em mente o equilíbrio! Se a peça tem muitos detalhes de aplicações e bordados o ideal é combiná-las com peças mais neutras, tanto de dia quanto de noite. Uma blusa muito bordada, mas combinada com uma calça jeans, por exemplo, forma um look muito bonito e de bom gosto e ainda quebra a quantidade de informação usada de uma só vez.

Se o número de aplicações for pequeno, Haranin sugere uma mistura com outra peça com apliques semelhantes. E sugere: "Usar uma saia com apliques de renda e misturar com uma blusa com bordado de perolas pode ficar muito interessante e com um visual romântico e fresco". Outra opção é usar peças simples, com interesse visual. Assim o look todo chamará a atenção, sem pesar a mão.

A grande vantagem dessa moda é que você pode andar pelas ruas com uma peça só sua, cheia de detalhes como bordados, apliques de tecido e recortes. O ideal é adquirir uma peça simples e modificar de acordo com o seu gosto. Além dos tutoriais pela internet, existem diversos cursos de customização no mercado que ensinam a fazer todos os tipos de transformação em peças básicas e não básicas que já temos no armário.


"E se, de alguma forma, os apliques da temporada não se adaptam ao seu gosto, não se acanhe! Use os que lhe agradam de verdade, independente da moda. Você se sentirá muito mais confortável e isso por si só já aumenta sua beleza instantaneamente!", finaliza a professora da Sigbol Fashion.

Juliana Falcão (MBPress)

Comente